Alunos de 10 escolas públicas apresentaram trabalhos focados em 'cidade educadora' e 'mudanças climáticas'
Matheus Alves
Publicado em 12/11/2024, às 16h15
O Projeto Clorofila promoveu, no início de novembro, mais uma edição do Prêmio Atitude Ambiental, em cerimônia na sede do Sistema Integrado de Vendas (SIV) da Riviera de São Lourenço, que reuniu alunos e professores de 10 escolas municipais. Há mais de 30 anos, esta iniciativa da Sobloco Construtora oferece educação ambiental às instituições de ensino públicas de Bertioga, cidade localizada no litoral de São Paulo.
O pavilhão de exposições da SIV lotou com a presença de dezenas de crianças e adolescentes, que apresentaram seus trabalhos acadêmicos, cujos temas foram: Cidade Educadora, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1, e Mudanças Climáticas, para o 6º ano do ensino fundamental 2.
Além da exibição dos projetos, os alunos aproveitaram a presença de representantes do poder público, entre os quais a vice-prefeita eleita de Bertioga, Lucília Goulart, e vereadores, para entregarem sugestões e ideias para fortalecer a sustentabilidade no município.
Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Prêmio Atitude, comemorou: “Esperamos que os alunos de Bertioga comecem a exercitar sua participação ativa como cidadãos. Assim, vamos levá-los a observar com olhos apurados e praticar o engajamento como pensadores críticos e criativos, propondo mudanças e/ou novidades nunca pensadas, nem incluídas, sob o ponto de vista das crianças”.
Estudantes de escolas parceiras do Programa Clorofila de Educação Ambiental, em cujo âmbito se realiza o prêmio, participaram das produções acadêmicas, avaliadas pela comissão de jurados entre os dias 23 e 24 de outubro, nas dependências das próprias escolas.
Matheus Alves
Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.