PLANOS

Guarujá pede cessão de escola estadual para nova unidade de ensino integral

A escola é a Lâmia Del Cistia, que fica no bairro da Vila Áurea, e foi desativada pelo governo paulista há cerca de dois anos

Redação
Publicado em 20/05/2024, às 13h42 - Atualizado às 14h04

FacebookTwitterWhatsApp
Caso a escola seja cedida, pretende-se  inaugurar o novo espaço em fevereiro de 2025 - Hygor Abreu/Prefeitura do Guarujá
Caso a escola seja cedida, pretende-se inaugurar o novo espaço em fevereiro de 2025 - Hygor Abreu/Prefeitura do Guarujá

Nesta segunda-feira (20), a prefeitura do Guarujá e o governo de São Paulo se reúnem para discutir a possibilidade de transferência de gestão da Escola Estadual Lâmia Del Cistia, desativada pelo governo paulista há cerca de dois anos.

Alvo de depredações, a ideia é transformar a unidade no primeiro equipamento educacional de período integral da cidade, e  realizar a reforma a partir do segundo semestre desse ano, para inaugurá-la em fevereiro de 2025. Uma vez oficializada a cessão de uso temporária, a prefeitura realizará serviços para revitalizar a unidade e definir sua grade curricular. As intervenções necessárias, como troca de telhados, substituição de portas e janelas, pintura e outras benfeitorias, têm prazo estimado de sete meses para conclusão.

Funcionamento

A unidade atenderá o ensino fundamental, com  funcionamento das 7 às 17 horas. Serão dadas cinco refeições, com café da manhã, lanche, almoço, ceia e jantar. O ensino regular, no qual são ministradas disciplinas como língua portuguesa, matemática, geografia, história e educação física, deve ocorrer no período da manhã. Posteriormente, os estudantes seguirão em atividades complementares, que envolvem um leque de opções, a exemplo de aulas esportivas, oficinas artísticas e reforço escolar. O governo federal apoiará com recursos e programas específicos.

Confira nosso canal no WhatsApp

De acordo com a Secretaria de Educação da cidade (Seduc), trata-se de projeto piloto com duração inicial de três anos. A proposta é submeter a Escola Municipal Ivonete da Silva Câmara, no Jardim Conceiçãozinha, a uma reforma estrutural completa e acomodar seus estudantes no espaço cedido, para adaptação da nova modalidade de ensino.

O secretário de educação do Guarujá, Marcelo Feliciano Nicolau, ressalta que esta semana será crucial para o projeto. “A nossa proposta foi recebida de forma bastante positiva pelo governo do estado, e estamos com boas expectativas. Se tudo correr conforme o esperado, logo após essa reunião, assinaremos a documentação necessária e já começaremos a tirar do papel os planos idealizados para transformar o espaço”, destaca Marcelo.

Com informações do site oficial da prefeitura do Guarujá

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!