ORGULHO

Professora de Guarujá cria proposta de ensino, que vira modelo em curso nacional

Proposta de professora busca despertar naturalmente a curiosidade das crianças; entenda como ele funciona em sala de aula


Redação
Publicado em 06/06/2025, às 16h42

FacebookTwitterWhatsApp

Professora de Guarujá cria proposta de ensino, que vira modelo em curso nacional
Proposta foi apresentada a 900 educadores alfabetizadores de todo o Brasil - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Uma professora de Guarujá, no litoral paulista, criou uma proposta de ensino infantil, que chamou a atenção da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). 

Susana Felix, que dá aulas para crianças de 6 anos na rede municipal de ensino da cidade, foi convidada a participar do curso de especialização Formação, Docência e Alfabetização Inicial – 1º e 2º anos, que ocorreu nesta quinta-feira (5), em formato on-line, com 900 educadores alfabetizadores de todo o Brasil.

O convite foi motivado pela proposta pedagógica efetiva, que articula situações didáticas fundamentais: leitura e escrita pelo professor e pelo estudante. Entre os cenários incluídos no método estão: rodas de conversa, elaboração de listas, votações, exploração de livros, produção de perguntas e registros.

Susana explica o que fez o método funcionar: “A escuta das crianças foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho, assim como o acompanhamento atento dos diferentes saberes das crianças e a intencionalidade das intervenções docentes”.

Com o tema animais, a proposta visou despertar naturalmente a curiosidade dos alunos. Após receber doações de miniaturas de animais e livros informativos, a professora organizou um espaço com os brinquedos e, em uma segunda etapa, outro espaço com os livros; ela observou com atenção as interações das crianças com esses materiais.

A professora detalha como as crianças reagiram ao método: “Aos poucos, elas passaram a fazer perguntas, comentar entre si e demonstrar interesse crescente. Foi a partir dessas interações que o percurso investigativo começou a tomar forma”.

A apresentação

O projeto foi apresentado durante a aula Leitura e escrita de textos do cotidiano em situações comunicativas reais – Fundamentos e Propostas, ministrada por Giulianny Russo, mestra em Escritura y Alfabetización pela Universidade Nacional de La Plata.

A aula integra a especialização, com o objetivo de constituir formadores de professores alfabetizadores, com base em práticas fundamentadas nas pesquisas mais recentes sobre alfabetização.

Além de terem sido apresentadas no curso de especialização do MEC, as práticas desenvolvidas pela professora foram objeto de registro e análise do artigo Articulações Necessárias e Possíveis Entre as Práticas Escolares e as Práticas Sociais na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, publicado em 2024.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!