Data celebrada neste 22 de março é tema de trabalhos criativos dos estudantes para contribuir com o consumo consciente
O Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, é um momento de alerta para a necessidade de conscientização em relação ao uso, abastecimento e saneamento. Neste ano, a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) adota o tema Be The Change (Seja a Mudança, em português) com a proposta de incentivar as pessoas a mudarem a forma como usam, consomem e gerenciam a água.
NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte
Essencial para a existência de todos os seres do planeta, é o recurso básico da origem à manutenção da vida. A cada ano, a disponibilidade deste recurso diminui, principalmente em áreas remotas e para as populações mais vulneráveis.
Já que preservar a água é garantir a sobrevivência da vida na Terra agora e no futuro, os professores do Centro Paula Souza (CPS) incentivam o desenvolvimento de projetos pelos alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdade de Tecnologia (Fatecs) do estado.
Conheça alguns trabalhos que tratam do tema:
- Horta urbana da Fatec Rio Preto reaproveita água de ar-condicionado: os alunos desenvolveram uma horta urbana irrigada com água reaproveitada dos aparelhos de ar-condicionado da unidade. O sistema automatizado funciona com sensores de umidade de solo que indicam a necessidade de irrigação.
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
- Robô para limpar águas de rios e oceanos: o protótipo foi desenvolvido para retirar boa parte dos resíduos sólidos que cobrem a superfície de mares, rios e lagos. Estudantes da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, da capital, foram os criadores do projeto premiado na 20ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o segundo lugar em “Mentalidade Marítima” (prêmio concedido pelo Ministério da Marinha).
- Auxílio no mapeamento do rio Amazonas feito pela Fatec Jahu: professores e alunos da unidade estão construindo uma embarcação que irá auxiliar no mapeamento do rio Amazonas para a documentação do percurso considerado o mais longo do mundo.
*Com informações de Governo de SP
Leia também: ONG “Amigos da Água” alerta sobre cuidados com a água que consumimos
Comentários