DESTAQUES

Cidades do litoral de SP recebem 'Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização'

Premiação do governo federal busca reconhecer trabalho das secretarias de educação na alfabetização de crianças

Rodrigo Florentino
Publicado em 11/02/2025, às 10h08 - Atualizado às 11h05

FacebookTwitterWhatsApp
Premiações foram entregues pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação Camilo Santana - Ricardo Stuckert/Presidência da República
Premiações foram entregues pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação Camilo Santana - Ricardo Stuckert/Presidência da República

Cinco cidades do litoral de São Paulo receberam o prêmio Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização,  entregue pelo governo federal em cerimônia ocorrida na segunda-feira (10), em Brasília (DF). As cidades destacadas foram Bertioga, Caraguatatuba, Mongaguá, Santos e São Sebastião.

O objetivo da iniciativa é reconhecer os trabalhos feitos pelas secretarias de Educação de municípios, estados e Distrito Federal, na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. Participaram da cerimônia o presidente Lula e o ministro da Educação Camilo Santana.

Outras cinco cidades do litoral de SP foram premiadas com o Selo Prata: Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e São Vicente. Já o Selo Bronze foi para Ilhabela. Duas cidades não constam da relação divulgada pelo governo federal: Ubatuba e Peruíbe

Critérios de avaliação

Quatro critérios são avaliados: colaboração entre municípios, estados e Distrito Federal; institucionalização e implementação de política de alfabetização; implementação das ações de formação de professores e gestores, e distribuição de material didático complementar de apoio à alfabetização. 

Lançado em setembro do ano passado, o selo integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação (MEC). Os 27 estados brasileiros e 4.629 municípios se inscreveram para concorrer à premiação.

No caso de Ubatuba, a prefeitura informou que está inscrita para o segundo ciclo, mas não participou do primeiro pois "era necessário atender a uma série de critérios, que não estavam diretamente ligados à alfabetização, mas sim a documentações, engajamento e integração a alguns sistemas"

A nota continua dizendo que, com o ingresso da gestão em maio, algumas informações e requisitos já estavam em andamento, o que dificultou o cumprimento integral dos critérios estabelecidos. Já Peruíbe não retornou o contato do Costa Norte até o momento.

Para mais conteúdos

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!