POLÍTICA

Guarujá: STJ tranca Operação Nácar

Válter Suman reforça confiança na Justiça após decisão unânime do STJ que encerra inquérito do MPF

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 06/06/2024, às 17h25

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeito reiterou sua confiança na Justiça, afirmando estar à disposição para provar sua inocência - Conjur
Prefeito reiterou sua confiança na Justiça, afirmando estar à disposição para provar sua inocência - Conjur

As assessorias de comunicação e jurídica do prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), divulgaram uma nota sobre a decisão unânime da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou o trancamento definitivo da Operação Nácar, rejeitando o pedido de reabertura de inquérito feito pelo Ministério Público Federal (MPF). O resultado reconheceu os argumentos da defesa do prefeito, que reiterou sua confiança na Justiça, afirmando estar à disposição para provar sua inocência em todas as instâncias necessárias. A assessoria destacou o histórico de Suman como médico e servidor público há mais de 30 anos no município. “Válter Suman segue seu trabalho à frente do Executivo de Guarujá e reafirma seu compromisso com o crescimento da cidade, onde foi eleito com a maior votação da história em 2020, com 112.672 votos, o equivalente a 75,6% do eleitorado”, finalizou a nota.

Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica é aprovada na Alesp

De autoria do deputado Paulo Corrêa Jr (PSD), o projeto de lei, aprovado pelos deputados estaduais, fomenta o desenvolvimento metropolitano da região, utilizando as ciclovias que ligam Bertioga a Peruíbe, com atrativos ao longo do caminho. O objetivo é integrar a região da Baixada Santista, e promover o turismo e a prática de atividades físicas.

Como deverá ser

De acordo com a assessoria do deputado, os centros turísticos e urbanos serão os pontos de referências para os ciclistas, e oferecerão serviços de apoio como alimentação, manutenção de bicicletas, hospedagem, e centro de informações turísticas. Agora, o projeto de lei 1430 / 2023 tramitará para a sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Fala, deputado!

“Com esse projeto será possível receber emendas parlamentares, tanto dos deputados quanto da Secretaria de Turismo, destinadas ao aprimoramento e manutenção da rota, facilitando o acesso a recursos para projetos de infraestrutura, e assim, beneficiando toda a região que é um pilar muito importante para o nosso estado”, afirma Corrêa Jr.

Criação do projeto

A propositura surgiu em reunião da Câmara temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista - AGEM, com a presença do deputado e os nove secretários municipais de turismo da região, onde cada executivo deu um panorama de como o recurso proveniente da secretaria estadual contempla as demandas metropolitanas e fomenta o ecoturismo, uma das principais fontes de renda, trazendo o senso de preservação e impactando positivamente os índices de empregabilidade.

Alesp aprova segundo projeto de lei de autoria da deputada Solange Freitas

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 803/2023 de autoria da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) que inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer. A data será realizada nas comunidades paulistas anualmente, na segunda semana do mês de abril.

Objetivo

A proposta tem como finalidade disseminar informações importantes sobre o combate, os riscos, os fatores, as causas e os tratamentos pertinentes à doença. “Estou muito feliz com essa aprovação. É uma conquista importante pois essa lei tem por objetivo levar conhecimento, diminuir informações falsas que interferem no acesso à prevenção ao câncer nas periferias de todo o Estado”, destaca a parlamentar.

Dados

Segundo um estudo inédito realizado pelo Instituto Oncoguia em parceria com o Data Favela e o Instituto Locomotiva, 18 milhões de pessoas que vivem em comunidades brasileiras realizam tratamento contra o câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fala, deputada!

“A Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer tem o papel de salvar vidas. Tenho absoluta certeza disso”, conclui a deputada Solange Freitas. Agora, o projeto segue para a sanção do governador.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!