BORA PEDALAR

Comissão de Turismo aprova rota de cicloturismo da Costa da Mata Atlântica

A propositura impulsiona o ecoturismo e o crescimento econômico da Baixada Santista

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 16/04/2024, às 17h22

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade de Cubatão está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar - Prefeitura Municipal de Cubatão
Cidade de Cubatão está dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar - Prefeitura Municipal de Cubatão

Com o objetivo de integrar a região metropolitana, bem como incentivar o turismo das nove cidades da Baixada Santista e a prática de atividade física, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr (PSD) apresentou a proposta da Rota de Cicloturismo da Costa da Mata Atlântica. A Rota Turística, com um percurso de 143 km, abrangerá Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, podendo ainda integrar outras cidades paulistas. O trajeto será dividido em sete percursos, sendo a decisão de cada segmento feita pelos municípios de forma que se adeque ao âmbito municipal e metropolitano.

A palavra do deputado

"O projeto representa a união de esforços entre o poder estadual e municipal. Tivemos uma mobilização metropolitana muito importante com os secretários, visando o desenvolvimento regional e o bem-estar da população", comenta Corrêa Jr.

O início

O projeto surgiu na Câmara Temática de Turismo da Agência Metropolitana da Baixada Santista - AGEM, com a presença do parlamentar e secretários municipais de turismo da região, onde foram debatidas alternativas para trazer recursos que complementem as demandas metropolitanas e fomentem o ecoturismo.

O fim

O projeto de lei 1430/2023 foi aprovado na Comissão de Turismo de hoje (9). Agora, o projeto passará pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, e uma vez aprovado, tramitará em votação no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nota oficial

A prefeitura de Cubatão se manifestou sobre a Operação Munditia, realizada hoje (16) pelo Gaeco na cidade. A assessoria informou que a investigação apura eventuais irregularidades em contratos da Câmara Municipal, não sendo a prefeitura citada na referida investigação. Mesmo assim, tem colaborado com o Ministério Público, fornecendo documentos e informações solicitados.

Poder legislativo

A Câmara Municipal de Cubatão informou que tomou ciência da referida operação e que está colaborando com as equipes de investigação, fornecendo todos os documentos solicitados pelas autoridades e está à disposição da Justiça para prestar quaisquer esclarecimentos e segue acompanhando os desdobramentos do ocorrido.

Fim das enchentes?

O prefeito Rogério Santos (Republicanos) assinou um termo de cooperação com a Autoridade Portuária de Santos e as empresas MRS e Ecovias para a instalação de mais uma estação elevatória na Zona Noroeste para mitigar alagamentos nesta região da Cidade. O evento foi agora à tarde, na sede da prefeitura.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!