Turistas que estavam em um quiosque ficaram com água do mar na altura da panturrilha; ressaca invadiu diversas ruas do centro de Ilhabela
Turistas que frequentam as praias de Ilhabela, no litoral norte paulista, foram surpreendidos com a súbita subida da maré, na manhã de sábado (15). A ressaca também invadiu diversas ruas no centro e na divisa entre os bairros Barra Velha e Perequê. Nenhuma casa ou comércio foram atingidos. Com o avanço do mar, algumas praias viram suas faixas de areia simplesmente “sumirem”. Foi o caso da praias das Pedras Miúdas, Saco da Capela, Viana e Siriúba. Na praia do Viana, toda a faixa de areia desapareceu,e os turistas ficaram espremidos entre a mureta de proteção e o mar.
Outros turistas que frequentavam um quiosque à beira-mar, na mesma praia, sentiram a maré invadindo o espaço. As mesas e cadeiras ficaram sob as águas, que atingiam a altura da panturrilha dos banhistas; mas ninguém reclamou.
“Não há sensação melhor que tomar uma cerveja, sentado na cadeira, com os pés na água; com esse calor, dá até uma sensação de refrescância”, descreveu o promotor de eventos Walter Giudice, que descansava com a mulher, deslumbrado com o fenômeno da ressaca.
Um vendedor de açaí disse que chegou à praia antes de a maré subir, e que fincou uma placa na areia para anunciar seus produtos. “A maré subiu tão rápido que, distraído, acabei me esquecendo de tirar a placa, que ficou visível e ‘perdida’ com o mar no entorno”, divertiu-se.