Se você tem se sentido como uma batata dentro da airfryer, nesta semana, a meteorologia explica; veja dicas da Defesa Civil de como se proteger
Esther Zancan
Publicado em 22/01/2025, às 10h48 - Atualizado às 10h57
Já pensou o que a batata frita ou o franguinho aguentam dentro de uma airfryer? Bem, deve ser algo bem parecido com que moradores e turistas do litoral de São Paulo estão sentindo na pele nesta semana. O calor opressivo, vindo do continente em direção ao oceano, lembra muito o sistema de funcionamento da airfryer, no qual a fonte de calor também vem do alto.
De acordo com a meteorologia, o fenômeno deste início de semana chama-se aquecimento adiabático, que é quando os ventos forçam a descida do ar pelas montanhas, no caso, a Serra do Mar. Como a temperatura está alta no interior paulista, esses ventos, quando descem em direção ao litoral, esquentam ainda mais, à medida que se aproximam do nível do mar.
E, parece que esta quarta-feira (22) ainda vai ser escaldante. As temperaturas não sobem tanto como nos dias anteriores, mas a umidade do ar deixa a sensação térmica alta. A chuva será uma presença mais constante a partir de quinta-feira (23). Para se manter fresco e seguro diante de tamanho calorão, a Defesa Civil de São Paulo divulgou uma série de cuidados para proteger o corpo e garantir o bem-estar. Confira:
Hidratação constante
Alimentação leve
Evite atividades físicas intensas
Exposição ao Sol
Roupas adequadas
Ambientes frescos
Reconheça a insolação
Atenção às crianças e idosos
Crianças pequenas e idosos são mais vulneráveis ao calor. Garanta que eles estejam bem hidratados e em ambientes frescos.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.