2º ATAQUE NO MÊS

Laudo confirma e Ubatuba (SP) tem segundo ataque de tubarão em menos de 15 dias

Dessa vez, uma idosa de 79 anos foi mordida na Praia Grande, no último domingo (14). Laudo confirmou o ataque de tubarão. No dia 3 de novembro um turista francês foi mordido na praia do Lamberto

Da redação
Publicado em 18/11/2021, às 09h59 - Atualizado às 10h45

FacebookTwitterWhatsApp
Ilustração do ferimento da vítima atacada por um tubarão em Ubatuba Laudo confirma e Ubatuba (SP) tem segundo ataque de tubarão em menos de 15 dias - Foto: Divulgação/Unesp
Ilustração do ferimento da vítima atacada por um tubarão em Ubatuba Laudo confirma e Ubatuba (SP) tem segundo ataque de tubarão em menos de 15 dias - Foto: Divulgação/Unesp

Uma idosa de 79 anos foi mordida por um tubarão na Praia Grande, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A confirmação do ataque foi feita por especialistas do Instituto Argonauta nesta quarta-feira (17).

É o segundo ataque registrado em menos de 15 dias. No dia 3 de novembro um turista francês foi mordido na praia do Lamberto.

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) estudou o caso do ataque à idosa e confirmou a suspeita. A espécie do tubarão ainda não foi definida, mas pode ser um tubarão-tigre ou cabeça-chata, ambos de porte médio, presentes nas águas paulistas.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A vítima é de Minas Gerais e estava em Ubatuba para o feriado de Proclamação da República. A idosa teve um corte de cerca de 25 centímetros de extensão na perna. De acordo com a prefeitura, a idosa foi socorrida para a Santa Casa, teve o ferimento suturado e depois foi liberada.

A família da vítima alegou no hospital que ela teria sido atacada por um tubarão. As imagens do ferimento foram encaminhadas ao professor Otti Bismark, da Unesp, especialista em tubarões. Segundo o especialista, as características do ataque descrito pela vítima e a análise do ferimento comprovaram o ataque.

Tubarão-tigre

O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), ou tintureira, pertence à família dos carcharhinidae e tem ocorrência circunglobal em mares tropicais e temperados.

Apesar de poder aparecerem em toda a costa brasileira, são mais comuns nas regiões do Norte e Nordeste e, mesmo assim, são pouco vistos.

Tubarão Cabeça Chata

O Tubarão Cabeça Chata é considerado a espécie mais perigosa de tubarão tropical do mundo. Além de ser capaz de cobrir grandes distâncias.

De modo geral, o peixe nada 180 km em 24 horas e pode ser mover tanto em água salgada, quanto em água doce.

O Tubarão Cabeça Chata também é conhecido pelo nome tubarão-do-zambeze. A primeira barbatana dorsal começa atrás da inserção peitoral, bem como o focinho seria mais arredondado e curto.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!