VIDA ANIMAL

Bombeiros resgatam preguiça prestes a se afogar no litoral norte

Veja vídeo de preguiça que enfrentou correnteza que a levou de um rio ao mar em Ubatuba; animal foi devolvido para a natureza

Rebeca Freitas
Publicado em 27/12/2023, às 17h07 - Atualizado às 17h14

FacebookTwitterWhatsApp
Apesar de saber nadar, correntezas representam perigo para o animal - GBMar
Apesar de saber nadar, correntezas representam perigo para o animal - GBMar

Na terça-feira (26), o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foi acionado por frequentadores da praia do Puruba, em Ubatuba, relatando que uma preguiça havia caído no rio e enfrentava dificuldades para retornar à margem. O incidente ocorreu por volta das 10h, na praia do litoral norte, onde o rio encontra o mar.

Ao chegarem no local, os guarda-vidas se depararam com a preguiça submersa devido às ondas, já no ponto onde o rio se conecta com o mar. Após um resgate bem-sucedido, um dos bombeiros envolvidos no salvamento aconselhou a devolução do animal à natureza, pois constatou que a preguiça estava em boas condições.

O biólogo Luiz Eduardo dos Santos explica que, embora as preguiças sejam naturalmente adaptadas à vida nas árvores, possuem a capacidade de nadar. No entanto, correntezas podem representar desafios para esses animais. “Neste caso, ela pode ter pego corrente, e a preguiça vai se cansando, aí vem o risco de afogamento. Quando chega no mar, essas correntes ficam mais fortes.  Então o animal termina se esgotando mais rápido, e ele não consegue voltar, sendo levado pela corrente. Aí tem risco de afogamento, predação por algum outro animal carnívoro, porque ele vai ser uma presa teoricamente fácil no mar, correndo risco de óbito”, ressalta. 

Mesmo projetados para viver em árvores, esses animais já foram registrados atravessando rios voluntariamente, como no caso de busca por fêmeas. A capacidade de adaptação, no entanto, não elimina os perigos, como o afogamento, especialmente em áreas com correntezas mais fortes. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!