MUNDO ANIMAL

Baleia de 12 metros é encontrada morta em praia do litoral de SP | VÍDEO

Corpo do animal foi ancorado em praia sem acesso ao público para decomposição natural; Argonauta colheu materiais biológicos para identificação da espécie

Redação
Publicado em 13/12/2023, às 17h29 - Atualizado às 17h45

FacebookTwitterWhatsApp
Especialistas do Instituto Argonauta acreditam que o indivíduo seja da espécie Baleia-de-Bryde - Divulgação Instituto Argonauta
Especialistas do Instituto Argonauta acreditam que o indivíduo seja da espécie Baleia-de-Bryde - Divulgação Instituto Argonauta

Uma baleia de grande porte foi encontrada morta na tarde de ontem (12), na Praia do Sul, próximo à Ilha Anchieta, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O animal tem aproximadamente 12 metros de comprimento, e especialistas do Instituto Argonauta acreditam que o indivíduo seja da espécie Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei).

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta foi acionada pela equipe de monitoramento do Parque Estadual da Ilha Anchieta e atendeu a ocorrência.

Ao chegar na ilha, dois integrantes da equipe do PMP-BS foram até a praia para realizar a coleta de materiais biológicos, como pele e músculos, para identificação da espécie e para determinar a causa da morte.

O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, informou que o melhor método para que a baleia se decomponha naturalmente é fundear e ancorar o animal, amarrando uma âncora na cauda do cetáceo. O procedimento foi realizado na manhã de hoje (13), e a baleia foi ancorada em uma parte sem acesso ao público da Ilha Anchieta.

Baleia morta sendo rebocada para ulha
 Baleia foi ancorada em praia sem acesso ao público - Divulgação Instituto Argonauta

Segundo informado pela bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do PMP-BS no Trecho 10, a baleia tem aproximadamente 12 metros de comprimento, dando indícios de ser um indivíduo adulto. Sobre a causa da morte, o biólogo do Instituto Argonauta Manuel da Cruz Albaladejo, afirma que será difícil concluir.

"Com a coleta dos materiais biológicos serão realizados exames para a identificação da espécie, mas a causa da morte é muito difícil determinar, principalmente devido ao estado de decomposição da baleia. Aparentemente não vimos nenhum indicativo que ela tenha tido algum contato com rede de pesca", aponta Albaladejo.

Ele ainda sinaliza que a espécie pode ser uma Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei), conhecida também como baleia tropical, que permanece nos trópicos e não migra para a Antártida.

A Baleia-de-Bryde é uma espécie costeira e oceânica que se alimenta de peixes e pequenos crustáceos. A espécie é comum na região sudeste do Brasil e pode chegar a 16,5 metros de comprimento.

Veja o vídeo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!