VEM NOVIDADE AÍ

Turismo de observação de baleias em Ilhabela terá grande inovação em 2024

O turismo de avistamento de baleias no canal está em uma crescente e a novidade deve movimentar o turismo, a economia e a preservação do meio ambiente

Gabriela Petarnella
Publicado em 13/12/2023, às 14h52

FacebookTwitterWhatsApp
O Projeto Baleia Jubarte estará a frente desse novo atrativo - Divulgação Projeto Baleia Jubarte
O Projeto Baleia Jubarte estará a frente desse novo atrativo - Divulgação Projeto Baleia Jubarte

O Instituto Baleia Jubarte (IBJ), em parceria com a prefeitura, anunciou o planejamento de um atrativo inovador em Ilhabela. Com previsão para o final de 2024 e voltado para o turismo de observação de baleias, a proposta é a criação do Espaço Baleia Jubarte, no bairro do Bexiga, no sul da cidade, em um terreno de mais de 4 mil m², próximo à orla.

Especializado em turismo sustentável, o IBJ já conta com espaços semelhantes em outras cidades como Praia do Forte e Itacaré, na Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. O novo centro de visitação em Ilhabela seguirá os padrões desses projetos, oferecendo uma nova experiência aos visitantes e moradores.

O espaço contará com diversos atrativos
O espaço contará com diversos atrativos - Projeto Baleia Jubarte

O diretor coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, antecipou que o espaço trará de forma lúdica, sensível e educativa diversos atrativos que complementarão as atividades de observação em alto mar. "O local será como um museu, com réplicas, fotografias e esqueletos de baleias, auditório para palestras, área de lazer para crianças, restaurante, itens da história da caça, peças naturais, atividades interativas e, claro, muita informação sobre o ecossistema através de visitas guiadas", destaca. 

O projeto também visa gerar emprego e renda para a população local, fazendo a capacitação dos guias de visitas. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Cretella, ressaltou a importância do espaço para o município, que tem testemunhado um aumento significativo nos avistamentos de baleias nos últimos anos. 

"Em 2022, cerca de 180 baleias foram avistadas, em 2023 foram mais de 700, contabilizando apenas o período de maio a setembro. Então a expectativa é que esse crescimento continue e que o Espaço Baleia Jubarte Ilhabela desempenhe um papel fundamental na sensibilização dos visitantes, na geração de empregos e na promoção de um turismo sustentável", afirmou Cretella.

O local também será utilizado para capacitação de agências, guias turísticos, marinheiros e profissionais do turismo náutico em geral, garantindo que a atividade de observação de baleias ou encontros não intencionais sejam conduzidos de maneira respeitosa. Além disso, o espaço abrirá suas portas para pequenos eventos temáticos com foco ambiental e visitação escolar, contribuindo para o ciclo de educação ambiental.

Observação de Baleias

Camargo destaca que este nicho está há três em crescimento em Ilhabela. “A gente costuma dizer que quem vê uma baleia de perto, nunca esquece daquele momento. A passagem das baleias pelo nosso canal é um grande atrativo natural e que pode e deve ser explorado com responsabilidade”, concluiu.

O diretor do projeto aponta que existem registros históricos que mostram um “sumiço” das espécies durante muitos anos, devido à caça desenfreada. Porém, independentemente do aumento da população destes cetáceos nos últimos anos, o fenômeno dos avistamentos em período de migração, depende de outros fatores como a rota da migração que varia todos os anos e também devido a comportamentos relacionados às questões climáticas, à disponibilidade de alimento, entre outras variáveis.

Instituto Baleia Jubarte

Fundado em 1996, o IBJ tem como objetivo a promoção da defesa, preservação e conservação do meio ambiente e ações que estimulem o desenvolvimento sustentável, especialmente nos trabalhos que visem a proteção e a pesquisa científica das baleias jubarte e de outros cetáceos. 

Dentro da instituição, existem os programas de monitoramento das espécies, desenvolvidos com o intuito de conservar, não apenas as baleias, mas também espécies como o boto-cinza (Sotalia guianensis) e a toninha (Pontoporia blainvillei). A equipe realiza também trabalhos de monitoramento de áreas portuárias mediante contratos de prestação de serviços, e participam ativamente de campanhas pela criação, implantação e ampliação de Áreas Marinhas Protegidas em águas brasileiras.

Tenda do informativa em Ilhabela
Tenda do informativa em Ilhabela - Projeto Baleia Jubarte

O projeto já tem uma parceria de muitos anos com Ilhabela e os interessados em conhecer mais sobre o instituto e sobre os animais marinhos, podem visitar a tenda instalada na Praia do Perequê, ao lado do píer. Inaugurado em junho de 2022, o espaço conta com painéis interpretativos e totens interativos, onde moradores e turistas podem se informar gratuitamente, com visita guiada de terça a domingo das 9h às 17h.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!