CRIMES AMBIENTAIS

Ameaçada de extinção, raia-viola é capturada por pescador de forma ilegal em Ubatuba (SP)

Polícia Ambiental também apreendeu uma embarcação que estava sem licença de pesca em Caraguatatuba

Da redação
Publicado em 21/02/2022, às 11h39 - Atualizado em 04/05/2022, às 08h43

FacebookTwitterWhatsApp
A raia-viola brasileira Pseudobatos horkelii é uma das espécies mais ameaçadas no Atlântico Sul, especialmente no Brasil Ameaçada de extinção, raia-viola é capturada por pescador de forma ilegal em Ubatuba (SP) aia-viola brasileira Pseudobatos horkelii - Foto: Polícia Ambiental
A raia-viola brasileira Pseudobatos horkelii é uma das espécies mais ameaçadas no Atlântico Sul, especialmente no Brasil Ameaçada de extinção, raia-viola é capturada por pescador de forma ilegal em Ubatuba (SP) aia-viola brasileira Pseudobatos horkelii - Foto: Polícia Ambiental

Uma equipe da Polícia Ambiental flagrou uma embarcação realizando pesca irregular de arrasto de camarão e uma raia-viola morta, também conhecida como cação-viola, espécie que consta na lista de animais marinhos como criticamente ameaçada de extinção. A abordagem ocorreu pela baía da Fortaleza, nas proximidades da praia do Lázaro, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

A raia-viola tinha mais de 2 kg. A Polícia Ambiental aplicou multa por pescar espécies que devem ser preservadas, no valor de R$ 2 mil, apreensão da embarcação, redes e demais petrechos de pesca utilizados no crime ambiental. O pescado apreendido foi doado ao Instituto Oceanográfico de Ubatuba.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Já em Caraguatatuba, uma embarcação pesqueira, também engajada na modalidade de arrasto de camarão sete-barbas, foi abordada próxima à praia Brava. Durante fiscalização, não foi apresentado à devida licença de pesca da embarcação, contrariando a legislação pesqueira vigente.

No interior da embarcação, foram localizados 10 kg de camarão sete-barbas. O pescado foi doado ao Banco de Alimentos da prefeitura de Caraguatatuba. Houve aplicação de multa ambiental por exercer pesca sem a devida autorização do órgão ambiental competente no valor de R$ 1,2 mil, apreensão da embarcação, redes e demais petrechos de pesca.

Raia-viola

A raia-viola brasileira Pseudobatos horkelii é uma das espécies mais ameaçadas no Atlântico Sul, especialmente no Brasil. Com declínios populacionais de mais de 80% nas últimas décadas, o desembarque e comercialização da espécie são proibidos desde 2004 pela legislação brasileira. No entanto, ela ainda é amplamente capturada nesta região.

Durante o verão, as violas fêmeas migram para águas rasas e de temperatura mais elevada, onde o desenvolvimento embrionário ocorre de maneira rápida. Esta espécie apresenta diapausa embrionária, ou seja, o desenvolvimento embrionário permanece latente por alguns meses e continua quando a temperatura da água aumenta.

Após o parto, as fêmeas copulam novamente e um novo ciclo reprodutivo se inicia. Os pescadores, principalmente artesanais, aproveitam este comportamento para capturar raias-viola no verão. Neste contexto, quando se captura uma raia-viola adulta, existe grande probabilidade de ter-se capturado mais indivíduos- a fêmea e sua prole.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!