Ela pode ser pequenina, mas a praia de mar calmo junto à Ilha Porchat é um dos cartões-postais vicentinos
Com apenas 200 metros de extensão, a Praia dos Milionários, em São Vicente, no litoral de São Paulo, é uma estreita faixa de areia que fica junto às pedras da icônica Ilha Porchat, um dos símbolos vicentinos. Quer saber como faz para chegar até lá, o que tem de bom para curtir, o porquê do curioso nome e outras dicas bem legais? Então, segue o fio que o Portal Costa Norte preparou para você!
O nome dessa praia realmente é bem curioso. Será que quer dizer que é um lugar que só quem está cheio da bufunfa pode frequentar? Bem, a dúvida é natural, mas não é nada disso, não! Ela acabou conhecida assim por ser rodeada de prédios considerados de alto padrão e também porque muitas lanchas sempre tiveram por hábito parar por ali para que seus passageiros pudessem dar um bom mergulho. Mas não há nenhuma restrição para acessá-la.
A praia em si é bem pequena e estreita. As rochas que ficam à esquerda são um ótimo ponto para pesca e o seu mar muito tranquilo é propício para a prática de stand up paddle e caiaque, que inclusive podem ser alugados por ali.
Mas o ponto alto da Praia dos Milionários é certamente a vista. É um espetáculo para cada lado que você olha! Com a baía de São Vicente à frente, os morros do Parque Estadual Xixová- Japuí emoldurando parte do cenário, a famosa Ponte Pênsil ao fundo e a Ilha Porchat bem ao lado, é difícil de acreditar que uma paisagem fantástica assim está tão próxima de vias de fluxo intenso e bairros densamente habitados.
O silêncio, só quebrado pelo leve barulho das mansas ondas batendo nas pedras, traz uma gostosa sensação de paz a quem tem a oportunidade de apenas ficar observando tanta beleza.
A proximidade da Ilha Porchat faz com que um passeio por lá seja quase que obrigatório. Aliás, vale aqui uma breve explicação: apesar de ser chamada de ilha, a Ilha Porchat não é de fato uma ilha, pois tem ligação por terra com a Ilha de São Vicente, que abriga as cidades de São Vicente e Santos.
A Ilha Porchat é um promontório, pequena massa de terra e rocha que se eleva da água. Antigamente ela só se tornava uma ilha quando a maré subia e alagava a ligação com São Vicente. Mas atualmente isso não acontece mais, pois o local é todo urbanizado e há a via que faz a ligação da “ilha” com o restante da cidade.
A Ilha Porchat é também muito conhecida pelo Ilha Porchat Clube, existente até hoje logo na entrada da "ilha" e com vista para a Praia do Itararé. Durante muitos anos seus Réveillons e o tradicional "Baile Mares do Sul" atraíam famosos e chegavam até a ser televisionados.
Mas não é só do Ilha Porchat Clube que vive a Ilha Porchat. Lá, além de vários prédios residenciais, existem hotéis, bares, restaurantes, casas noturnas e também o Memorial dos 500 Anos.
O local possui um mirante projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Com as linhas modernas e arrojadas que marcam as obras de Niemeyer, o local também proporciona uma das mais belas vistas de São Vicente.
Chegar até a cidade de São Vicente partindo da capital paulista é moleza. São pouco mais de 70 km, pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. São Vicente é a cidade litorânea mais próxima de São Paulo. Já o acesso à Praia dos Milionários é feito pela avenida Manoel da Nóbrega e alameda Paulo Gonçalves (acesso à Ilha Porchat).
Para se locomover entre as praias e pontos turísticos de São Vicente o transporte público é uma boa opção. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) oferece as linhas de ônibus intermunicipais e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que fazem a ligação entre São Vicente e a cidade vizinha de Santos, mas também servem para ligar diversos pontos de São Vicente entre si. Confira as estações do VLT no site e o itinerário dos ônibus intermunicipais no site.
Há ainda a empresa que opera apenas as linhas municipais em São Vicente. No site da prefeitura de São Vicente dá para conferir os itinerários da empresa Sancetur.