Teleférico, voo livre, calçadão, ciclovia, boas ondas para surfe... Fique por dentro de todas as dicas para aproveitar tudo que essa praia vicentina tem a oferecer
Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de SP, é a maior da cidade. E ela é repleta de atrações para todos os gostos: àqueles que têm um espírito mais radical e aventureiro, até aos que querem apenas curtir um dia sossegado à beira-mar.
Quer ficar por dentro de tudo que esse trecho da orla vicentina oferece e dicas de como chegar até lá? Então, vem com a gente nesta matéria especial que o Portal Costa Norte preparou para você!
A Praia do Itararé fica entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba, já na divisa com a cidade de Santos. Tem ampla faixa de areia, o que é um convite para caminhadas, e um mar com ondas que favorecem a prática de surfe. Seu calçadão tem muita coisa legal para aproveitar. São diversos quiosques, jardim, ciclovia, playground e quadras poliesportivas.
Mas com certeza a atração que chama mais a atenção é o teleférico que liga a terra ao alto do Morro do Itararé (ou Voturuá). É um percurso de 700 metros, com duração em torno de 11 minutos.
Veja também:
O visitante passa por cima da movimentada avenida Ayrton Senna da Silva e logo alcança as copas das árvores da Mata Atlântica que recobrem o morro. Lá de cima dá pra ter uma bela vista da orla de São Vicente e Santos. A entrada para o teleférico fica no calçadão. Mais informações você encontra no site do teleférico de São Vicente.
Já o Morro do Voturuá é também conhecido como Morro da Asa Delta, pelo fato que é um point para os fãs de voos com asa delta, paraglider e parapente. O morro tem 180 metros de altura. E na Praia do Itararé há um espaço para os pousos também, o que acaba sendo uma atração para quem não tem coragem de encarar um voo livre, mas gosta de curtir o balé no ar de quem se aventurou na missão.
Outro ponto marcante da Praia do Itararé é a Pedra da Feiticeira., uma formação rochosa que fica dentro do mar, mas bem próxima à faixa de areia. Ela possui em seu topo a estátua de uma feiticeira, assinada pelo artista Francisco Telles.
Essa homenagem se refere à antiga lenda sobre uma mulher que costumava vagar por aquela área, com um longo vestido, toda desalinhada, lembrando até a figura de uma bruxa, uma “feiticeira”. Ela costumava acenar para barcos ao longe, pois dizia-se que um antigo amor, um marinheiro, a deixara com a promessa de um dia retornar.
A feiticeira ficava na pedra por longos períodos, olhando o mar. Um dia, em um de seus delírios, achou que alguém lhe acenava de um barco e foi caminhando mar adentro, até que acabou morrendo afogada. Ainda segundo a lenda, até hoje, em algumas noites de luar, é possível escutar a voz da tal feiticeira no local.
Quem está na Praia do Itararé também não pode deixar de visitar a icônica Ilha Porchat. Um dos símbolos mais marcantes de São Vicente, a ilha (que na verdade não é ilha, pois tem ligação com a Ilha de São Vicente) possui vários bares e restaurantes e também um mirante projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil e que oferece uma belíssima vista da orla e da cidade.
Para quem vem da capital paulista, chegar até São Vicente é moleza. É só pegar o Sistema Anchieta – Imigrantes. São pouco mais de 70 km que separam os dois municípios. O acesso à Praia do Itararé é feito pela avenida Ayrton Senna da Silva, uma das vias mais importantes de São Vicente e que liga a cidade à vizinha Santos, pela orla.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de superfície, que liga diversos pontos de São Vicente à Santos, passa bem aos pés do Morro do Voturuá e inclusive faz parada no Itararé.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
Os ônibus urbanos também são boas opções para se locomover entre as praias e pontos turísticos de São Vicente. Há também as linhas operadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que tal qual o VLT, ligam São Vicente à Santos, e também as linhas exclusivamente municipais. É possível saber mais sobre itinerários no site da EMTU. No caso das linhas municipais, é só conferir no site da prefeitura de São Vicente.