RETRATAÇÃO

Habitações na área do Golf Clube deve beneficiar mais de 3.500 famílias

Sócios da entidade aprovaram a venda da área para projeto habitacional de interesse social a ser implantado por meio da CDHU

Redação
Publicado em 05/12/2023, às 16h56

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto de habitações sociais em andamento foi assinado em 31 de julho deste ano - Reprodução
Projeto de habitações sociais em andamento foi assinado em 31 de julho deste ano - Reprodução

No dia 26 de outubro publicamos uma matéria com o título “Empresários apresentam projeto de ‘Novo Centro’ para área nobre no litoral de SP”, informando que uma empresa estaria com um projeto de um centro comercial em andamento para a área do Santos São Vicente Golf Clube. Procurados por representantes da entidade, recebemos novas informações sobre a situação: o projeto mencionado na matéria, retratado em imagem digital de vários prédios que supostamente seriam edificados no local, acompanhava proposta de negócio não aprovada pelos sócios da entidade. Por isso, ele sequer teria sido apresentado à prefeitura de São Vicente para análise e aprovação.

“Aquilo nos pegou de surpresa porque tem uma fala da secretaria executiva da prefeitura municipal, que tem conhecimento de que aquele projeto não foi levado a termo, enquanto que a empresa que efetivamente adquiriu o Golf Clube tem lá um projeto já apresentado às autoridades municipais”, explicou o diretor-tesoureiro do Golf Clube, Tabajara Zuniga. 

A entidade detalhou que o projeto realmente em tramitação - aceito pelos sócios e com o qual foi assinado, em 31 de julho deste ano, o contrato de compromisso de compra e venda da área -, é relacionado à implantação de habitações de interesse social que deve atender a mais de 3.500 famílias vicentinas. “Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, tem uma série de regras que nós devemos cumprir, e entendemos que para o município, inclusive, era um projeto que atendia a uma necessidade - São Vicente possuía mais de 50 mil pessoas cadastradas para receberem moradias de interesse social”, destacou Zuniga. 

A documentação, informou o Golf Clube, está em trâmite tanto na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), para financiamento da construção, quanto na prefeitura. “Se aprovados,  [os projetos] trarão grande movimentação para a economia local, com a construção de milhares de residências e aproveitamento de alguns espaços para outras finalidades, incorporando à cidade uma grande área em meio à zona urbana que hoje é de uso restrito”, apontou a associação.

A área, de acordo com a diretoria do clube, foi negociada com a Studotec Participações S.A., incorporadora já credenciada pela CDHU e com expertise no setor, conforme levantamento do Golf Clube. Agora, a entidade depende da prefeitura e da companhia habitacional para que a negociação da área seja concretizada.

Procurada, a prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sejur) “que recebeu um pedido de isenção de taxas, feito pela construtora do projeto” e que “informações mais completas virão após os procedimentos documentais serem finalizados”. 

A CDHU foi procurada para comentar o projeto habitacional, mas até a publicação desta matéria não retornou às perguntas. 

Santos São Vicente Golf Clube

O SSVGC foi fundado em 2 de outubro de 1915 e, após mais de um século, está caminhando para a sua dissolução devido a uma alta dívida de IPTU após uma das gestões municipais cancelar a isenção da taxa, gerando uma cobrança milionária. 

Mesmo com a revisão dos valores, as receitas do clube não cobrem as despesas, por isso, foi decidido pela dissolução do patrimônio. O Santos São Vicente Golf Clube está localizado na avenida Pérsio de Queiros Filho, no bairro Catiapoã. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!