VEJA DATAS E REAJUSTES

Milhares de donos de imóveis no litoral de SP recebem IPTU 2024 em breve

Reajustes nas principais cidades variam entre 3,99% a 4,82%; cobranças ainda não emitidas devem ser expedidas entre dezembro e janeiro

Redação
Publicado em 04/12/2023, às 12h08

FacebookTwitterWhatsApp
Imóveis no litoral de SP - Imagem: Reprodução / Motriz Empreendimento
Imóveis no litoral de SP - Imagem: Reprodução / Motriz Empreendimento

As principais cidades do litoral paulista já definiram os reajustes na cobrança do IPTU 2024 e as datas de envio dos boletos aos proprietários de imóveis na região. Segundo apurado pelo Portal Costa Norte junto às secretarias municipais de finanças ou as próprias prefeituras, os envios que ainda não foram efetivados variam entre os próximos dias a janeiro de 2024, dependendo da cidade.  

Quando chegam os boletos do IPTU 2024

Em Santos, cerca de 209 mil contribuintes devem receber os carnês a partir da segunda quinzena deste mês. Destes, um total de 10,6 mil proprietários optaram pelo IPTU Digital. Os boletos de pagamento dos tributos também estarão disponíveis no site da gestão municipal a partir da mesma data.

Em Guarujá, os boletos começarão a ser disponibilizados aos contribuintes também a partir da segunda quinzena de dezembro para IPTU na forma digital e também via Correios.

Em Praia Grande, a previsão de início da postagem das cobranças é 13 de dezembro. Em São Vicente, os carnês já estão sendo entregues aos vicentinos. A estimativa é de aproximadamente 108 mil proprietários taxados. O vencimento da cota única à vista está programado para 8 de dezembro, com 5% de desconto.

Em Bertioga, o envio dos carnês está previsto para a primeira semana de janeiro de 2024. Em Itanhaém, cerca de 120 mil boletos serão enviados a partir de 10 de dezembro. No site oficial da prefeitura, proprietários de imóveis na cidade podem emitir o documento desde 29 de novembro.

Em Cubatão, que não compõe o litoral mas faz parte da Baixada Santista, os boletos foram disponibilizados em 8 de novembro de 2023. As prefeituras de Peruíbe e Mongaguá não informaram as datas de envio das cobranças.

De quanto é o reajuste

Em Santos, o índice de reajuste do IPTU e outros tributos municipais será de 3,99% para 2024. A prefeitura informou que o aumento tem por base a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto de 2022 e julho de 2023.

Contribuintes santistas que optarem pelo pagamento do imposto e da Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar em cota única terão desconto de 4% sobre o valor anual dos tributos, além do desconto de 1% para aqueles que aderiram ao IPTU Digital e não recebimento do seu carnê a partir de 2024.

Em Guarujá, o percentual é de 4,51%. A administração municipal informou que o aumento considera a inflação anual também com base IPCA aferido entre os meses de outubro de 2022 a setembro deste ano.

Em Praia Grande, o índice de reajuste será de 4,61%. Em São Vicente e Cubatão, o percentual é idêntico. Os três se baseiam no IPCA. Em Bertioga, o percentual  de reajuste aplicado ao IPTU 2024 é de 4,82% e em Itanhaém de 4,65%. A administração de Mongaguá não informou o índice.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!