TURISMO INDOOR

São Sebastião: o que fazer com frio e chuva? Cidade tem roteiros variados

Opções passam por ateliê de cerâmica com possibilidade de participação em workshop, visita à feira do artesão e realização de trilha molhada

Redação
Publicado em 27/06/2024, às 20h07 - Atualizado às 20h50

FacebookTwitterWhatsApp
Feira de artesanato com grande variedade de suvenires e acessórios - Divulgação
Feira de artesanato com grande variedade de suvenires e acessórios - Divulgação

Com a chegada do inverno e uma previsão de onda de frio no litoral norte, neste fim de semana, muitos turistas que programaram suas viagens se questionam sobre o que fazer quando não dá praia. A realidade é que há muitas outras opções além do banho de mar. Em São Sebastião, por exemplo, é possível construir roteiros fora das praias.

A cidade, com mais de 100 quilômetros de litoral e cerca de 50 praias, apresenta grande variedade de belezas naturais para serem apreciadas. Com areias brancas e mar cristalino, não é à toa que São Sebastião atrai turistas e amantes da natureza e do surfe. 

panelas de cerâmica.
Cerâmica é um ponto forte em São Sebastião e possui roteiro com workshop - Divulgação

Entre as possibilidades fora da beira-mar, está a visita ao Ateliê Cerâmica do São Francisco. O local é conhecido por sua tradição em confecção de panelas de barro e outras peças, de acordo com a técnica indígena de acordelamento, no qual a argila é enrolada em cordas e sobrepostas umas sobre as outras, sem o uso de torno. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Há, ainda, a chance de participar de um workshop de cerâmica. Sob a orientação da paneleira e pedagoga Maria Aparecida, o visitante pode confeccionar a sua própria peça.

Praça do artesão
Passeio na Praça do Artesão possibilita conhecer  artistas locais - Divulgação

Ir às compras também é uma excelente opção de passeio. A Praça do Artesão  funciona de quinta-feira a domingo, sempre a partir das 17h, na rua da Praia, e apresenta diversos suvenires, bolsas de taboa, artesanato com fibras naturais, bonecas caiçaras de pano, esteiras, barquinhos de caxeta e produtos estampados com o símbolo oficial do turismo da cidade, o peixinho, além de várias outras peças que podem servir como lembrança da cidade. São 53 espaços disponibilizados pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) aos artistas credenciados.  

O Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco, é um dos mais antigos da cidade e promove um mergulho na história e cultura de São Sebastião. Com quatro salas de oficinas culturais, o local também possui um salão para apresentações artísticas, itinerantes, além de reuniões. O passeio pode ser complementado com uma visita ao Museu do Bairro de São Francisco, que sempre conta com exposições cujos protagonistas são o próprio bairro e seus moradores. 

Centro histórico

No centro histórico, o Museu da Capela da Enseada dá visibilidade à arte caiçara e à Casa Severino. O prédio,, que data do final do século XVIII, foi restaurado recentemente e fica em uma quadra tombada pelo patrimônio histórico. Possui salas de exposição climatizadas, que abrigam o acervo da exposição, com obras de arte sacra em barro, tradicionais do século XVII, além da exposição sobre a Casa Severino Ferraz, sua história e os modos de vida da época quando a casa era habitada. 

São Sebastião foi um dos primeiros povoados estabelecidos na costa brasileira. A cidade recebeu este nome em homenagem ao santo do dia, quando a expedição de Américo Vespúcio, passou pelo local, em 1502. Atualmente, possui sete quarteirões e oito edifícios tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado). O centro histórico é outra opção de passeio. É possível, inclusive, participar de visitas guiadas gratuitamente, que podem ser agendadas na Casa da Cultura, para conhecer mais sobre a história da cidade.

Também vale a visita ao Centro de Informações Turísticas (CIT),  da rua da Praia, que mantém exposição sobre as baleias que passam por São Sebastião de maio a agosto em busca de águas mais quentes para se reproduzirem, tornando-se um espetáculo para os turistas. Quem está em São Sebastião, no período, tem a oportunidade de fazer passeio de barco para avistamento das gigantes do mar,  uma atividade turística que cresce no município e de forma sustentável.

Ecoturismo

Para quem busca o contato com a natureza, a sugestão é aproveitar a chuva para fazer uma trilha molhada. Sim, é possível e até mais confortável desvendar as belezas naturais da Mata Atlântica e contemplar o mar de São Sebastião em dias de chuva. Trilhas como a dos Mirantes, que liga Maresias e Paúba, são estruturadas com corrimão e degraus em trechos de declive mais acentuado e podem ser feitas nesses períodos. O caminho possui três quilômetros.

De Boraceia até o Canto do Mar, a cidade atrai amantes do sol, surfistas e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. Além disso, tem um história rica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais. A gastronomia local é uma verdadeira delícia, com uma variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira da praia, nos quais os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região. São Sebastião também é um polo cultural, com eventos durante todo o ano, de festivais de música a celebrações tradicionais.

Como chegar a São Sebastião

Com mais de 100 quilômetros de litoral, São Sebastião fica no litoral norte de São Paulo,  uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. Entre as cidades de Caraguatatuba e Bertioga, São Sebastião está a 73km de Ubatuba, 200km de São Paulo e 445km do Rio de Janeiro. 

A principal via para chegar a São Sebastião, de carro, é a rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba. Pela capital paulista, é possível acessar a estrada pela rodovia Presidente Dutra e pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. 

Outra alternativa é a Mogi-Bertioga (SP-098), que segue pela Rio-Santos e passa pela costa de São Sebastião.  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!