TURISMO

Bertioga: o que fazer em um fim de semana de passeio pela cidade

Belas praias de areias firmes, trilhas, gastronomia diversificada e atividades que remetem à cultura e à história. Confira o que fazer em Bertioga e desfrute melhor cada dia

Redação
Publicado em 28/03/2024, às 08h54 - Atualizado às 08h54

FacebookTwitterWhatsApp
Além de belas praias, Bertioga tem muito a oferecer a turistas e moradores - Divulgação/Riviera de São Lourenço
Além de belas praias, Bertioga tem muito a oferecer a turistas e moradores - Divulgação/Riviera de São Lourenço

Se você se programou para passar o fim de semana ao ar livre e puro e aproveitar a praia ou trilhas, mas procura também por outros passeios em Bertioga, no litoral de São Paulo, descubra  algumas das opções que a cidade tem a oferecer aos turistas e moradores e planeje o que fazer em Bertioga em um fim de semana.

Sesc Bertioga

Imagem aérea do Sesc Bertioga | Foto: Ignácio Aronovich/Sesc SP
Imagem aérea do Sesc Bertioga | Foto: Ignácio Aronovich/Sesc SP

Localizado na praia da Enseada e, diferentemente das demais unidades existentes no estado de São Paulo, o Sesc Bertioga é um Centro de Férias, por isso, destina-se à hospedagem e local para passar o dia. Mas, na maior parte do mês, a unidade tem programação aberta e gratuita a todos os públicos, aos domingos, das 14h30 às 18 horas. O acesso ocorre com apresentação da credencial ou documento com foto, na central de atendimento (rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20, Rio da Praia). Ainda é possível acessar o parque aquático, basta apresentar, obrigatoriamente, a credencial plena, na entrada da piscina. 

Fora da unidade, no trecho de praia em frente ao Centro de Férias, crianças e adultos também contam com programação diversificada com atividades como circuito sensorial, aulas de ritmos, alongamento e ioga, que podem variar conforme o mês. 

A poucas quadras da entrada da unidade,  aproximadamente 700 metros, fica a Reserva Natural Sesc Bertioga (avenida Souto Barreiro Filho, 1.117, Maitinga), um espaço ao ar livre que protege mais de 600 mil m² de floresta de Mata Atlântica. Além da visita que, por si, já é um rico passeio em meio a diferentes espécies de fauna e flora, também é possível participar de vivências e oficinas realizadas aos fins de semana. 

Para conhecer toda a programação do mês, basta acessar no site do Sesc, a unidade Bertioga

Feirinhas

Feirinha de Convivência no Centro de Bertioga | Foto: Raphael Campos
Feirinha de Convivência no Centro de Bertioga | Foto: Raphael Campos

Quem quiser comprar uma ‘lembrança’ da cidade ou adquirir um produto que celebre a Mata Atlântica e incentivar a economia criativa, conta com diferentes opções de compra e lazer. A conhecida Feira de Convivência (antiga Feirinha de Artesanato) no Centro de Bertioga é um dos pontos mais conhecidos de turistas que passam pela cidade, já que os guichês das empresas dos ônibus que vêm de São Paulo ficavam em frente ao equipamento. Mesmo após a instalação da rodoviária de Bertioga, no bairro da Vista Linda, o local ainda é destaque entre os turistas que procuram por souvenirs como camisetas, chaveiros, imãs e canecas em alusão à cidade. Ainda neste ano, é prevista a entrega da Feira do Bem, com estacionamento, em frente ao canal de Bertioga, com 94 boxes para comércio, inclusive de artesãos locais, além de praça de alimentação. 

Sabores caiçaras

Além disso, todo segundo sábado do mês, das 14h às 20 horas, o Centro de Educação Ambiental e Viveiro de Plantas e Ideias ‘Seo’ Leo (rua Manoel Gajo, 1.080, ao lado da delegacia, no Centro) promove a Feira de Artes e Aromas da Mata Atlântica, Sabores Caiçaras. No local, além de aproveitar de boa culinária e arte, os visitantes podem adquirir os produtos de artesãos locais e até participar de oficinas. No ano de 2023, o local atraiu mais de 700 visitantes ao longo de oito edições do evento. 

Gastronomia

Enquanto pega um sol, é comum aproveitar as tradicionais opções de alimentação nas praias de Bertioga, com os carrinhos de sorvete, milho verde, água de coco, bebidas diversas, porções e lanches. No entanto, os passeios em Bertioga pode impressionar também os paladares mais exigentes e, mesmo com opções em todos os bairros, a Riviera de São Lourenço, Centro e Itaguaré são os destaques. 

Para quem gosta de badalação e produtos diferenciados, a Riviera de São Lourenço é a escolha principal, com estabelecimentos distribuídos entre o Riviera Shopping (avenida da Riviera, 1.256), o Largo dos Coqueiros e a avenida Aprovada 399. Além do trivial e fast-food, os frutos do mar oferecem uma explosão de sabores. 

Já no Centro de Bertioga, as tradicionais sorveterias artesanais, em frente ao canal, próximo ao píer Licurgo Mazzoni, adoçam o dia e inovam com sabores até de conhecidas bebidas alcoólicas. Choperias, restaurantes e pizzarias - inclusive com música ao vivo - tornam a área um bulevard ideal para curtir com os amigos e família e desfrutar a vista panorâmica.

na rodovia Rio-Santos, na área de Itaguaré, é quase uma parada obrigatória a visita aos restaurantes que servem ostras e outros frutos do mar. Preços convidativos e muito sabor esperam moradores e turistas. 

Forte São João

Forte São João é Patrimônio Nacional tombado pelo Iphan | Foto: Arquivo/Prefeitura de Bertioga
Forte São João é Patrimônio Nacional tombado pelo Iphan | Foto: Arquivo/Prefeitura de Bertioga

Viaje no tempo com a mais antiga fortificação em estilo colonial do Brasil e cartão-postal de Bertioga. Construído em 1532, o forte era originalmente de madeira e servia para defender a costa. Em 1547, foi reconstruído em alvenaria e presenciou eventos marcantes da história brasileira, como a passagem dos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, em 1563, de onde partiram para participar da Confederação dos Tamoios, cujo objetivo era apaziguar  tribos indígenas.

Patrimônio Nacional tombado pelo Iphan, o Forte São João ostenta o nome do padroeiro da cidade desde 1765, após a reforma da capela em sua homenagem. Hoje, abriga uma exposição gratuita com objetos que mostram aspectos da história da cidade e do Brasil.

Recentemente, a estrutura passou a dispor de um elevador, que possibilita o acesso ao andar superior, com vista para a praia, a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O equipamento é uma das exigências para que o Forte São João possa ser elevado à Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Localizado no Parque dos Tupiniquins, o Forte tem, em seu entorno, dez estátuas que retratam seus protagonistas. A visitação é aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 18 horas, na avenida Vicente de Carvalho, s/nº, no Centro. 

Estas são apenas algumas das opções que podem tornar o seu fim de semana ainda mais proveitoso em Bertioga. Para descobrir mais e conhecer as melhores praias, leia também: o que fazer em Bertioga além de pegar uma praia - conheça a caçula do litoral paulista.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!