A cidade de São Sebastião é conhecida por ter as praias mais badaladas do litoral paulista e também por sua natureza preservada e rica história
Localizada no litoral norte de São Paulo, entre as cidades de Bertioga e Caraguatatuba (e com Ilhabela bem à frente), São Sebastião possui um litoral de tirar o fôlego. São mais de 30 prais distribuídas por 100 quilômetros de extensão. Muitas delas estão entre as mais badaladas de todo o litoral paulista.
A exuberância da natureza é outro dos pontos altos de São Sebastião: 70% das áreas verdes da cidade está preservada e é protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Seu Centro Histórico também é uma jóia que merece ser apreciada em detalhes.
199 km separam São Sebastião da Capital paulista. Como a cidade é bem extensa, o melhor trajeto depende muito do ponto exato que você deseja acessar. Existem essas três opções:
O litoral sebastianense é um exagero, tanto de beleza quanto de extensão. Nesse mini guia vamos contar um pouco sobre algumas das praias mais famosas da cidade, confira:
Localizada a 46 km do Centro Histórico de São Sebastião, a praia da Barra do Sahy possui 1,5 km de extensão e areia branca e fofa. O mar é considerado de tombo, mas no seu canto direito os rochedos formam uma piscina natural. É muito frequentada por famílias. Os passeios de barco até um local conhecido como As Ilhas também são um dos atrativos desta praia.
Praia com 1 km de extensão, mar calmo, areia dourada e águas claras, fica na chamada Costa Sul de São Sebastião. Ideal para famílias com crianças e amantes de stand up paddle e caiaque. Já foi recomendada até pelo jornal The New York Times.
Mais uma praia localizada na Costa Sul de São Sebastião. Fica a 42 km do Centro Histórico e tem 2,5 km de extensão. Possui um mar de águas claras e faixa de areia plana e compacta, o que a faz ser ótima para praticar esportes como futevôlei e frescobol e dar boas caminhadas. Seu nome se deve a ilha que fica bem em frente e que tem um formato parecido com o de uma baleia.
Localizada a 57 km do Centro Histórico de São Sebastião, é conhecida pelo encontro do Rio Una, de águas escuras devido as folhas da mata ciliar que caem em seu leito, com o mar. Inclusive muitos turistas usam as águas do Una para passeios com caiaque e stand up paddle e também para banhos.
Praia de areia grossa e mar verde esmeralda. Tem a fama de proporcionar o pôr do sol mais lindo do Litoral Norte. Possui uma vila de pescadores, o que faz com que lá tenha uma grande variedade de peixes e também a opção de passeios de barcos para as ilhas próximas.
Próxima à praia de Toque-Toque Pequeno, o grande destaque desta praia fica por conta de uma cachoeira de 40 metros de altura e também a vista para a ilha de Toque-Toque. Fica dentro de uma propriedade particular, mas o acesso é liberado.
Com areias claras, água límpida e ondas boas para o surfe, costuma ser bem agitada. O Rio Camburi e uma linda península separam esta praia da Praia de Camburizinho. Na região de Camburi também é possível encontrar trilhas e cachoeiras.
Localizada na Costa Sul de São Sebastião, é ponto de encontro de surfistas, jovens e também famílias. Possui 4 km de extensão, uma faixa de areia bem larga e águas transparentes. Conta com bastante opções de comércio e gastronômicas.
Com 5 km de extensão, é uma das praias mais badaladas do Litoral Norte. Fica entre Boiçucanga e Paúba, na Costa Sul de São Sebastião. Suas águas são cristalinas e com boas ondas, tanto que sedia campeonatos de surfe, sendo conhecida internacionalmente.
Pequena praia considerada de tombo, com areia branca e águas claras. Ideal para quem busca tranquilidade. Há também um rio raso e calmo que deságua no mar. A vista do pôr do sol é linda!
Uma das praias mais procuradas da Costa Norte de São Sebastião. Possui areia grossa e águas calmas. Ótima para famílias com crianças. Muito arborizado, seu entorno é um refresco para os dias de sol e calor.
Com tantas opções fica até difícil escolher entre elas, mas o importante é que cada uma garantirá um ótimo passeio e muita diversão para os que as visitarem. Suas particularidades conseguem suprir todos os gostos, por isso não há desculpa para não conhecê-las!