VIDA MARINHA

Raia é resgatada na Barra do Sahy, em São Sebastião

Guarda-vidas encontrou o animal próximo à faixa de areia e devolveu ao mar em segurança

Da redação
Publicado em 23/02/2022, às 11h28 - Atualizado em 04/05/2022, às 08h26

FacebookTwitterWhatsApp
Ao ver a raia fora do habitat natural, o bombeiro marítimo imediatamente resgatou o animal para preservar a vida marinha Raia é resgatada na Barra do Sahy, em São Sebastião Guarda-vidas levando a araia ao mar - Reprodução
Ao ver a raia fora do habitat natural, o bombeiro marítimo imediatamente resgatou o animal para preservar a vida marinha Raia é resgatada na Barra do Sahy, em São Sebastião Guarda-vidas levando a araia ao mar - Reprodução

Nesta terça-feira (22), um guarda-vidas encontrou uma raia na faixa de areia da praia da Barra do Sahy, em São Sebastião. O animal marinho foi devolvido ao mar em segurança.

Ao ver a raia fora do habitat natural, o bombeiro marítimo, Luan Zonato, imediatamente resgatou o animal para preservar a vida marinha.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

De acordo afirmação de um biólogo, trata-se de uma arraia-de-cauda-curta ou arraia lisa. “Não está ameaçada de extinção, muito pelo contrário. Mas está totalmente fora da rota dela, já que é australiana. Possivelmente uma fêmea correndo de algum rebanho de machos”, explica.

Nas redes sócias, os amigos do guarda-vidas elogiaram a atitude e parabenizaram o profissional por ter salvo a raia.

“Menino de ouro e de coração imenso, faz da sua profissão seu maior aprendizado, ama o que faz. Ser guarda-vidas não é fácil, mas ele tira de letra e exerce com maestria a função que escolheu para vida”.

“Parabéns guarda-vidas, enquanto uns apenas querem tirar foto e esperar o animal morrer, você foi e devolveu ao mar. Esperamos que ela fique bem, afinal, já teve o ferrão cortado, provavelmente por alguma rede de pesca”.

Raia

raia-comum, também conhecida como arraia ou peixe batóide, é um animal marinho cartilaginoso que encontra-se dentro da superordem Bhatoidea, que engloba também os tubarões.

O corpo é achatado dorsoventralmente e as nadadeiras peitorais unem-se aos lados da cabeça e do corpo. O esqueleto é cartilaginoso, sem ossos verdadeiros. A boca situa-se na região ventral e é provida de dentes cobertos de esmalte. As fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça. A cauda longa e fina, possui um espinho que constitui excelente arma de ataque e de defesa.

Ao nadar, ela executa um movimento semelhante ao das asas dos pássaros. São nadadoras velozes, deslocando-se por meio do movimento ondulatório das barbatanas peitorais.

A alimentação é constituída, basicamente, de peixes, moluscos e crustáceos. São animais ovovivíparos, ou seja, põe ovos já com embrião desenvolvido, após incubação dentro do corpo da mãe.

*Informações Infoescola

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!