OPORTUNIDADE

Moradores da Vila Sahy ganham nova perspectiva em cursos de qualificação

Instituto Verdescola promove cursos gratuitos para jovens e adultos proporcionando oportunidades para geração de renda em São Sebastião

Redação
Publicado em 09/12/2023, às 10h00

FacebookTwitterWhatsApp
Neste ano, o Instituto Verdescola formou 22 turmas, em 15 cursos diferentes - Reprodução/Instituto Verdescola
Neste ano, o Instituto Verdescola formou 22 turmas, em 15 cursos diferentes - Reprodução/Instituto Verdescola

A tragédia ocorrida em fevereiro deste ano devido às fortes chuvas na Vila Sahy, em São Sebastião, mudou também o cenário e a realidade financeira de muitas famílias. A cozinheira Tânia Campos, de 46 anos, foi uma das atingidas. Ela cozinhava na própria residência, onde perdeu também utensílios e quase todo o estoque, precisando começar do zero. 

Nessa retomada, ela contou com a ajuda do Instituto Verdescola para retomar a vida e dar um novo rumo para o seu negócio. Em 2022, ela participou do curso Cozinha Empreendedora, em parceria com o Programa Reconquista (Banco da Providência, Instituto Phi e Stone) e o de Capacitação Gastronômica e Comportamental, em parceria com o Instituto Capim Santo. "Com o que aprendi nos cursos do Verdescola, pude me reerguer. Com os novos conhecimentos e o pouco que eu tinha, aluguei um ponto em Juquehy e abri o Acarajé de Varanda. Inovei meu cardápio, criando o Acarajé Vegano para atender um novo público e ele tem sido um sucesso de vendas” complementa a empreendedora.

Tânia foi uma das alunos dos cursos, mas a possibilidade de participar de uma qualificação também traz perspectivas para os jovens que ingressam no mundo do trabalho. Este é o caso Ana Julia Oliveira Cardoso, de apenas 19 anos, que realizou o curso de trancista do Instituto Verdescola em parceria com o Santander e que, antes dele, não tinha escolhido uma profissão. “Nas primeiras aulas tivemos atividades socioemocionais e de autoconhecimento, tanto em relação ao grupo quanto a nós mesmos. Depois começamos aprender as técnicas de tranças e, por fim, tivemos aulas de empreendedorismo, o que nos ajudou muito. O curso me deu mais confiança para entender o que realmente queria fazer. Além disso, trouxe uma boa clientela na Vila Sahy e hoje trabalho como professora na área”, detalha.

Já para Aldinei Soares Santos, de 38 anos, os cursos de Elétrica Básica e de Empreendedorismo, em parceria com Senai e Sebrae, respectivamente, permitiram a especialização em sua própria área. O mestre de obras afirma ter ampliado seu conhecimento e suas perspectivas na construção civil. “Também recebi contatos referentes a indicação do curso de elétrica básica que eu fiz no Verdescola. Ajudou muito na minha profissão”, complementa ele.

Em junho deste ano, a ONG promoveu a 1ª edição da Feira do Empreendedor Verdescola, em que Aldinei e 35 outros expositores participaram. O evento, voltado a criar conexões entre os empreendedores e o público-alvo, contou com diversos segmentos de negócios como moda; infantil, íntima, roupas de inverno, gastronomia; bolos, acarajés, doc, salgados, e serviços gerais; manutenção predial (pintura e eletricista), salão de beleza, manicure, marmitaria, produtos gráficos personalizados, entre outros. Foram mais de R$ 11.500,00 revertidos em vendas, direcionados aos empreendedores.

“Queremos que nossa comunidade tenha mais oportunidades no mundo do trabalho e no empreendedorismo. Nós podemos ajudar jovens e adultos a serem agentes de transformação social, otimizando as oportunidades e mitigando riscos para um desenvolvimento mais sustentável. É inspirador ver a transformação deles e o quanto eles têm tido mais autonomia para dar passos concretos na vida”, revela a diretora executiva do Instituto Verdescola, Raquel de Oliveira.

Neste ano, o Instituto Verdescola formou 22 turmas, em 15 cursos diferentes, nas áreas de gastronomia e culinária, manutenção e infraestrutura, turismo e hospedagem, tecnologia, administração e negócios e de estética. Ao todo, em 2023, a ONG promoveu a qualificação profissional de 418 alunos, estimulando a economia circular da região.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!