APOIO

Bolsonaro reúne multidão em ato com apoiadores no litoral de SP

Depoimento do ex-presidente à PF, em São Sebastião, estava previsto para hoje (7), mas foi adiado após Bolsonaro convocar apoiadores

Lenildo Silva
Publicado em 07/02/2024, às 16h48 - Atualizado às 17h54

FacebookTwitterWhatsApp
Jair Bolsonaro foi recebido por apoiadores do litoral e região - Reprodução internet
Jair Bolsonaro foi recebido por apoiadores do litoral e região - Reprodução internet

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu milhares de apoiadores para um encontro nesta quarta-feira, (7), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde prestaria depoimento à Polícia Federal (PF), em inquérito sobre o suposto crime de "importunação intencional" de uma baleia-jubarte. A decisão da PF em mudar o dia e local do depoimento veio um dia após Bolsonaro convocar seus eleitores para um ato na cidade. Além do ex-presidente, o advogado Fábio Wajngarten também é alvo do suposto crime.

Em vídeo publicado nas redes sociais, na tarde de ontem (6), o ex-presidente confirmou que estaria na cidade do litoral paulista, para receber os apoiadores para "tirar uma foto" e "trocar uma ideia".

Vocês sabem que a PF havia marcado, para amanhã, dia 7 de fevereiro, às 15h, meu depoimento nesta cidade, não sei por que resolveram adiar, inclusive para outro local. Mas, como muita gente já havia manifestado que gostaria de comparecer para me ver, bater um papo, tirar uma foto, trocar uma ideia, resolvi manter esse compromisso", disse.

Apesar de alegar não saber por que o depoimento foi adiado, a PF já havia identificado o planejamento de manifestações pró-Bolsonaro, para ocorrerem em frente à delegacia da PF de São Sebastião no mesmo dia e, por isso, mudou a data e local. Agora, o depoimento será no dia 27 deste mês, previsto para acontecer na sede da PF na capital paulista.

Bolsonaro no litoral

Bolsonaro chegou em São Sebastião de helicóptero, por volta das 11 horas, e foi recebido por uma multidão de apoiadores vestidos de verde e amarelo. Às 15 horas, o ex-mandatário do país subiu em um palanque e, com direito a baleias infláveis ao lado, ele agradeceu a presença de seus eleitores.

Durante o discurso, o ex-presidente inelegível disse aos apoiadores para que não abandonem o país e falou sobre as eleições municipais. Além de Bolsonaro, vereadores e deputados também falaram ao público presente e prestaram apoio ao investigado.

Entenda o caso

A Polícia Federal intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para depor sobre uma suposta “importunação intencional” a uma baleia, durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, entre os dias 16 e 17 de junho de 2023.

Vídeos que circularam nas redes sociais, em junho de 2023, mostram uma pessoa em um jet ski perto de uma baleia, no litoral paulista. A pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), em 17 novembro de 2023, o Ministério Público Federal informou que acompanharia o inquérito policial da Polícia Federal.

O ex-presidente é suspeito de ser o condutor do veículo aquático. Segundo a procuradora do caso, Marília Soares, o jet ski “com motor ligado chegou a aproximadamente a 15 metros” do animal que estava na superfície.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!