CURIOSIDADES

Você conhece a origem dos nomes das praias de Santos?

Da Ponta da Praia até o José Menino, cada pedacinho da orla de Santos guarda uma curiosidade sobre seu respectivo nome

Redação
Publicado em 09/01/2024, às 15h07 - Atualizado às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp
Orla santista tem sete quilômetros - André Luis Ferreira / Arquivo CN
Orla santista tem sete quilômetros - André Luis Ferreira / Arquivo CN

Os sete quilômetros da orla santista, do ponto de vista geográfico, formam uma única praia. Mas cada trecho leva um nome, ainda que nada determine o limite entre cada um deles. Em comum, apenas o fato de que estão emoldurados pelo maior jardim de orla do mundo, registrado até pelo Guinness Book, o Livro dos Recordes. Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino… Afinal, qual a origem dos nomes das praias de Santos?

Bem, o da Ponta da Praia é autoexplicativo, já que ali é um dos extremos da ilha de São Vicente, na qual estão localizadas as cidades de Santos e São Vicente. O bairro foi um dos últimos a serem ocupados na cidade. Já a praia e o bairro da Aparecida devem seus nomes a uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que nomeia a igreja ali existente. O bairro cresceu no entorno dessa igreja. 

Essa talvez você desconheça. Embaré, nome do bairro e de uma das praias santistas, antigamente denominava todas as praias da cidade, desde a Ponta da Praia até o Itararé, já em São Vicente. Só mais recentemente é que houve a divisão atual. O nome “Embaré” significa algo como “águas boas para banho” ou “conforto para enfermidades”.

Orla de Santos
Orla santista - Tadeu Nascimento

A tradicional praia do Boqueirão e o respectivo bairro levam esse nome devido ao fato de que a palavra “boqueirão” significa uma grande abertura, ou grande boca. Ali, por volta de 1840, era a única saída para a praia, ou seja, formava essa “boca aberta” para a praia. 

Hoje, uma das mais badaladas praias de Santos, o Gonzaga e o bairro homônimo, levam este nome em homenagem a Antonio Luís Gonzaga, que possuía um pequeno negócio de secos e molhados junto ao antigo Caminho do Encanamento (atual rua Marcílio Dias). Junto ao seu comércio ficava a saída para o mar. Antonio Luís Gonzaga também foi pioneiro na instalação de cabines de banho de aluguel. Ele faleceu em 10 de julho de 1916, aos 62 anos.

Da mesma forma, a praia e o bairro do José Menino levam essa denominação em homenagem à  José Honório Bueno, cujo apelido era “José Menino”, uma brincadeira de amigos, já que José era um homem de grande estatura. José Honório era dono de todas as terras que formam, hoje, o bairro do José Menino, isso no século XIX. 

Uma parte do bairro e da praia do José Menino se separou recentemente, do ponto de vista formal e administrativo. Em 1998 surgiu oficialmente o bairro da Pompeia, cujo nome faz referência à igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Muitos ainda chamam todo o trecho de orla entre o Gonzaga e o Itararé de José Menino, mas outros já denominam o local como praia da Pompeia. 

* Com informações de Blog Novo Milênio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!