NO MUNDO DA LUA

Santista consegue flagrar lua cheia junto do que seria um meteoro

Foto do satélite natural da Terra foi registrada pelo climatologista Rodolfo Bonafim na noite de quarta-feira (27), no bairro do Marapé, em Santos

Esther Zancan
Publicado em 28/12/2023, às 11h10 - Atualizado às 11h24

FacebookTwitterWhatsApp
"Risquinho azul" que aparece na foto evidencia ser um meteoro - Reprodução/Rodolfo Bonafim
"Risquinho azul" que aparece na foto evidencia ser um meteoro - Reprodução/Rodolfo Bonafim

O céu noturno guarda mistérios que fascinam a mente humana. Mas fato é que, no litoral, principalmente em grandes cidades, como Santos, nem sempre as noites oferecem uma visibilidade tão plena, seja pela nebulosidade ou mesmo pela intensidade das luzes urbanas. Não foi o caso da noite de quarta-feira, 27 de dezembro. 

O climatologista santista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, conseguiu fotografar a lua, um dia após o ponto exato de lua cheia, com todo seu esplendor no céu de Santos, do bairro do Marapé, sem nenhuma nuvem para "atrapalhar". E ao lado do satélite natural da Terra é possível observar o que seria um meteoro.

Bonafim explicou que a quarta-feira registrou um calor na Baixada Santista, que até surpreendeu, já que um súbito ar quente do norte fez a temperatura chegar a 36,4 graus, logo às 10h14 em Santos. Mas, para alívio de todos, a noite foi bem mais fresca e clara,  devido a uma aragem de nordeste, o que possibilitou observar a lua perfeitamente.

Para o “click”, o climatologista utilizou um telescópio refrator de 60mm e uma câmera Nikon  D5100 em foco primário. Foram duas exposições, uma da lua 1/125s e ISO 100 e uma das árvores do morro (primeiro plano), 15s e ISO 1000. Segundo Bonafim, o tal “risquinho azul” que aparece na foto evidencia ser um meteoro. Um flagrante belíssimo nesses últimos dias de 2023!

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!