FERVENDO

Santos registra maior temperatura máxima do ano e sensação térmica de 43 graus

Calorão que faz Santos “ferver” nesta quinta-feira (11) antecede a volta da chuva no litoral, mas é preciso ficar de olho na economia de água

Esther Zancan
Publicado em 11/01/2024, às 15h17 - Atualizado às 15h44

FacebookTwitterWhatsApp
Temperatura máxima na cidade bateu na casa dos 39,8 graus - Imagem ilustrativa/Canva
Temperatura máxima na cidade bateu na casa dos 39,8 graus - Imagem ilustrativa/Canva

O ano mal começou e Santos já está “fervendo”. Segundo o climatologista Rodolfo Bonafim, da ONG Amigos da Água, nesta quinta-feira (11), a temperatura máxima na cidade bateu na casa dos 39,8 graus, com o famoso vento de noroeste. A sensação térmica chegou a 43 graus, com umidade relativa do ar em 45%. Essa foi a maior temperatura máxima registrada neste ano, por enquanto.

Alertas da Defesa Civil do estado e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) advertem para chuvas a partir desta quinta-feira, ainda, e que devem se estender até o fim de semana. Segundo Bonafim, essas chuvas não têm potencial para grandes transtornos na Baixada Santista. Bonafim também faz um alerta. Devido ao fenômeno El Niño, existe a tendência, no verão, de as chuvas diminuírem um pouco. Isso pode acarretar, daqui a alguns meses, no período de estiagem, em uma diminuição nos níveis dos reservatórios.

Dessa forma, é importante economizar água, principalmente agora, durante a temporada de verão, época em que aumenta demais o consumo, devido a mais banhos e também ao próprio aumento no consumo de energia elétrica, cuja principal matriz no Brasil é a hidrelétrica. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!