SAÚDE

Santos confirma 1º caso de varíola dos macacos; casos suspeitos sobem

Número de casos suspeitos saltou de dois para quatro

Da redação
Publicado em 27/07/2022, às 13h47 - Atualizado às 16h37

FacebookTwitterWhatsApp
© CDC/BRIAN W.J. MAHY - © CDC/BRIAN W.J. MAHY
© CDC/BRIAN W.J. MAHY - © CDC/BRIAN W.J. MAHY

A Vigilância Epidemiológica de Santos (SP) confirmou, na tarde desta quarta-feira (27), o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) em um morador da cidade. Segundo informações da gestão municipal, de ontem para hoje, o número de casos suspeitos em investigação na cidade subiu  de dois para quatro.  

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

A prefeitura disse que o diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável por analisar os testes colhidos em todo o estado de São Paulo. “Trata-se de um paciente homem, adulto. Ele apresenta boa evolução do quadro de saúde e está isolado em sua residência”, afirmou a gestão municipal santista.

Segundo o órgão, a secretaria de Saúde segue monitorando o caso confirmado e os quatro casos suspeitos da doença (pacientes também em isolamento domiciliar).

Com a confirmação em Santos, sobem para quatro o número de casos de varíola dos macacos na Baixada Santista. Dois casos também foram confirmados em Praia Grande e um em Itanhaém, segundo as últimas informações das secretarias municipais de Saúde.

São Vicente registra um caso suspeito. A secretaria de Saúde afirmou, ontem (26), que investiga se é varíola dos macacos. O órgão disse que não há casos confirmados na cidade e está seguindo o protocolo que inclui atendimento clínico, notificação do caso, coleta de exames e monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato direto com ele.

No último sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos (ou monkeypox) como emergência de saúde global. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!