BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Restauração do Pantheon dos Andradas, em Santos, começa ainda este mês

Passeio pelo Centro Histórico de Santos também conta um pouco sobre a história do “Patriarca da Independência” e o mais ilustre dos santistas

Da redação
Publicado em 16/06/2022, às 09h41 - Atualizado às 10h05

FacebookTwitterWhatsApp
O Pantheon se integrará à Praça Barão do Rio Branco, que ganhará ainda uma estátua instagramável da figura do mais ilustre dos santistas Restauração do Pantheon dos Andradas, em Santos, começa ainda este mês Ilustração mostra como ficará a fachada do Pante - Ilustração/Prefeitura de Santos
O Pantheon se integrará à Praça Barão do Rio Branco, que ganhará ainda uma estátua instagramável da figura do mais ilustre dos santistas Restauração do Pantheon dos Andradas, em Santos, começa ainda este mês Ilustração mostra como ficará a fachada do Pante - Ilustração/Prefeitura de Santos

O Pantheon dos Andradas, em Santos, monumento em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, e seus irmãos, passará por restauração. 

O prédio histórico se integrará à Praça Barão do Rio Branco, que ganhará ainda uma estátua instagramável da figura do mais ilustre dos santistas.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

A obra integra a programação comemorativa pelo Bicentenário da Independência do Brasil, e os serviços devem começar ainda neste mês de junho.

O projeto de restauro do ‘templo’ em homenagem a José Bonifácio foi elaborado pelo arquiteto Ney Caldatto, e inclui a reconstituição de partes de alto-relevo em gesso e placas de mármore, limpeza e polimento das paredes e do piso em mármore.

Também inclui a recuperação do telhado, com impermeabilização. Sob as telhas originais, de barro, será colocada uma subcobertura com telha metálica, para proteção contra infiltrações.

“Os serviços envolvem ainda a criação de iluminação cênica para valorização de toda a arquitetura interna e externa”, informa o arquiteto. “A intervenção é muito delicada e exige uma mão de obra altamente qualificada porque se pretende corrigir problemas decorrentes da deterioração causada pela poluição do ar e tráfego de veículos, além de intervenções antigas”.

Parceria com a iniciativa privada

A obra tem valor estimado em R$ 1,5 milhão e deverá ficar pronta até o Bicentenário da Independência, em setembro. Será custeada pela empresa Santos Brasil, que se responsabilizará também pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca, em tamanho real e instagramável, que ficará na Praça Barão do Rio Branco.

Importante capítulo da história de Santos e do Brasil

O Pantheon dos Andradas foi inaugurado em 7 de setembro de 1923, um ano após o centenário da Independência do Brasil. Tem arquitetura eclética, com inspiração neocolonial de caráter nacionalista, em decorrência do nacionalismo motivado pelas comemorações do centenário da Independência. Ocupa o espaço da antiga portaria do Convento do Carmo e conta com monumento projetado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, feito na Itália.

O restauro do espaço faz parte de um conjunto de obras, ações e festividades marcadas para setembro, que estão sendo definidas pela Comissão do Bicentenário designada pela prefeitura de Santos e formada por representantes de diversas secretarias, Instituto Histórico e Geográfico, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio, universidades e a Comissão Especial dos Vereadores (CEV) do Bicentenário.

Passeio conta a história de José Bonifácio

 Uma dica de de passeio legal para o feriadão em Santos: a cidade acaba de criar a “Rota José Bonifácio”, um ‘walking tour’ pelo Centro Histórico que irá percorrer construções preservadas relativas à história de José Bonifácio, entre elas, a casa onde ele viveu.

O primeiro roteiro, promovido pela Secretaria de Emprendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur)  será realizado já neste feriado prolongado, entre esta quinta-feira (16) e domingo (19), já com inscrições abertas no portal do Turismo Santos.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Os grupos, de até 15 pessoas, serão acompanhados por guia de turismo. As saídas ocorrem às 14h30 da Estação do Valongo e, no trajeto, estarão as ruas do Comércio, José Ricardo e XV de Novembro, Pantheon dos Andradas, Conjunto do Carmo e o Palácio José Bonifácio, onde o grupo visitará a exposição que retrata a vida do ilustre santista.

Leia também:“Portas de Santos” contam história do desenvolvimento da cidade

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!