Quantia será investida em redução de desigualdades por meio de obras de infraestrutura e construção de conjunto habitacional com centenas de moradias
O CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe) aprovou um empréstimo de US$ 105 milhões (R$ 550 milhões) para a prefeitura de Santos, no litoral de SP. A quantia, anunciou a gestão municipal, será direcionada para o Programa Santos Mais, que busca reduzir as desigualdades entre as diferentes regiões da cidade por meio de investimentos infraestrutura e a construção de centenas de moradias.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância da captação do financiamento internacional. “Queremos levar qualidade de vida a todos os moradores, principalmente para aqueles das áreas que mais necessitam. O Santos Mais atende a demandas históricas da população e os seus projetos precisam de investimentos de grande porte que o município não consegue viabilizar sem parcerias”.
Sérgio Diaz-Granados, presidente executivo do CAF, falou sobre a importância da cidade e do investimento. “Santos é uma potência nacional, abriga o maior porto da América Latina e desempenha um papel importante como ponto de distribuição para toda a região. Este financiamento à cidade, com componentes que melhoram as condições da infraestrutura e qualidade de vida, reforça nosso compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo”, declarou.
O programa prevê a ampliação do sistema de drenagem da Zona Noroeste com a construção de quatro estações elevatórias, desassoreamento do Rio dos Bugres e o reassentamento de famílias que vivem em palafitas em um novo conjunto habitacional com 864 unidades.
De acordo com a gestão municipal, esta será a primeira operação de financiamento de moradia no Brasil realizada com recursos emprestados pelo CAF. Segundo a instituição, o objetivo da medida é melhorar o acesso à moradia adequada na América Latina e Caribe com ênfase nas populações em situação de vulnerabilidade.
Aprovada pelo banco na sexta-feira (8), a captação do financiamento internacional foi aprovada em outubro deste ano pela Câmara Municipal e segue para obter o aval do governo federal e do Congresso Nacional até a formalização do contrato com o CAF.
Excelência em Monitoramento Urbano e Predial (compra e instalação de 1.500 câmeras e ampliação da rede de fibra óptica em 43,5km).