DESENVOLVIMENTO URBANO

Inovação tecnológica e sustentabilidade são expectativas de parceria em Santos

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos vai somar esforços com a Fundação Parque Tecnológico em prol de projetos importantes para a cidade

Redação
Publicado em 12/12/2023, às 10h54

FacebookTwitterWhatsApp
Assinatura do termo de cooperação foi no salão nobre do paço municipal, na segunda-feira (11) - Raimundo Rosa / PMS
Assinatura do termo de cooperação foi no salão nobre do paço municipal, na segunda-feira (11) - Raimundo Rosa / PMS

A Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) celebram parceria firmada na segunda-feira (11), com a assinatura do termo de cooperação técnica, que busca, dentre outras metas, conectar profissionais com a tecnologia e promover inovações e negócios em prol do desenvolvimento urbano sustentável da cidade. 

A cerimônia foi no salão nobre do paço municipal, onde o prefeito Rogério Santos destacou a importância da união de esforços com a entidade de classe que, inclusive, ajudará em projetos importantes como a obra do túnel submerso Santos-Guarujá, por exemplo.  “Muito importante poder fazer esta parceria numa vocação que Santos já tem e que queremos organizar cada vez mais, tendo o Parque Tecnológico como ponto de encontro”.

Para o presidente do Parque Tecnológico, Eduardo Bittencourt, a iniciativa tem como objetivo criar um ecossistema dinâmico de inovação e desenvolvimento tecnológico. Para isso, estão previstos workshops, desenvolvimento de projetos conjuntos e programas de mentoria, com o aproveitamento dos recursos e da influência de ambas as instituições.

“Arquitetos e engenheiros, com suas habilidades técnicas e capacidades inovadoras, são essenciais no avanço de tecnologias e produtos, atendendo perfeitamente às demandas das startups. Esta sinergia não só acelera a inovação, mas também fortalece o ecossistema empresarial”, exemplificou Bittencourt.

O presidente da AEAS, o arquiteto e urbanista Frederico da Costa Marins, ressaltou que a parceria com o município de Santos será pioneira nas discussões técnicas com as prefeituras da região e vai contribuir em várias áreas: mobilidade, acessibilidade, desenvolvimento urbano e portuário e fiscalização de obras e edificações. “A tecnologia veio para ajudar o desenvolvimento da engenharia e arquitetura, principalmente nas áreas de projeto e planejamento. Ela ajuda a cidade a ficar mais inteligente e rápida, porque se consegue fazer os testes sem precisar executar qualquer tipo de obra”.  

Mais parcerias

Além da parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, neste ano o Parque Tecnológico formalizou termos de cooperação com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Multiplicidades, Juicyhub, Hub Brasil Export.

Um dos trabalhos fruto desta parceria é o Mapeamento do Ecossistema de Inovação da Baixada Santista. O levantamento está sendo desenvolvido pelo Juicyhub em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Santos, com o objetivo de identificar as iniciativas, ambientes, comunidades e organizações inovadoras da região para a definição de novas ações e investimentos públicos e privados.

A Fundação Parque Tecnológico de Santos também ingressou recentemente na Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API) e fez intenso intercâmbio com diversas instituições locais, do Brasil e até de outros países como Portugal, Itália e Israel, visando estimular o desenvolvimento tecnológico da região.

A ocupação da moderna sede do parque, na Vila Nova, está sendo ampliada com a instalação de mobiliários e intervenções para a entrega de novos espaços para eventos, capacitações, trabalho compartilhado e outras atividades. Desta forma, vai abrigar um hub (centro de inovação) com startups e empresas de vários segmentos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!