QUE DELÍCIA!

Pão de cará agora é patrimônio cultural de Santos

Pão fofinho e de sabor inesquecível faz parte da identidade santista

Da redação
Publicado em 08/06/2022, às 09h37 - Atualizado às 10h27

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeito Rogério Santos no evento em que o pão de cará se tornou patrimônio cultural santista Pão de cará agora é patrimônio cultural de Santos - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Prefeito Rogério Santos no evento em que o pão de cará se tornou patrimônio cultural santista Pão de cará agora é patrimônio cultural de Santos - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Difícil encontrar quem não goste de um pão de cará. Fofinho, douradinho, o famoso pão da Baixada Santista possui uma legião de fãs, entre moradores e turistas.

E Santos foi além de ser apenas fã da iguaria. O  pão de cará se tornou oficialmente patrimônio cultural da cidade, em evento realizado nesta terça-feira (7), no Salão Nobre do Paço Municipal santista.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O pãozinho é apreciado pelo sabor inigualável e é figura constante no café das manhã de muitos santistas, o que o faz ser parte da identidade do município.

Um dos símbolos da gastronomia santista, o pão de cará deixa muita saudade em moradores que viajam ou se mudam para outras cidades. Recentemente, padarias de São Paulo começaram a fabricar a iguaria, para alegria de muitos santistas que vivem na capital. 

“O cará é mais do que um alimento, ele está incorporado na nossa cultura muito antes da oficialização. É um orgulho para todo o santista dizer que o pão de cará é nosso", disse o prefeito Rogério Santos.

Aumento no potencial de vendas

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos e Região (Sinaspan), Antônio Pires Gomes, o reconhecimento abre diversas possibilidades para os empresários da panificação. “Poderemos explorar o potencial de vendas para o turista, que além de conhecer as praias, o Centro Histórico e demais atrativos, vai poder conhecer um item da culinária que está ligado diretamente à cultura de Santos”.

Durante a sanção da lei, o prefeito sugeriu ao presidente do Sinaspan um concurso envolvendo as padarias locais para descobrir qual o melhor recheio para a iguaria e já apontou o seu favorito. "Amo passar numa padaria e pedir o meu pão de cará na chapa, com um queijo minas quente”.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Mas, independentemente da forma de comer, o vereador Benedito Furtado, autor da lei, destacou a importância da valorização das especificidades da culinária no município. "O Brasil é um país muito rico, precisamos valorizar as comidas típicas de cada local e o cará se encaixa nesse perfil, como um item tipicamente santista”.

Leia também: Festa de Portugal atrai mais de 10 mil pessoas ao Centro Histórico de Santos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!