Navio chegou ao Brasil em 1967 e fez centenas de viagens científicas, das quais seis para a Antártica; intenção é criar um museu sobre sua história
O navio oceanográfico Professor Wladimir Besnard faz parte do cenário do Parque Valongo, em Santos, inaugurado nesta sexta-feira (5). E, em breve, ele fará parte das atrações da nova área turística e de lazer de Santos. Sob responsabilidade da Oscip Instituto do Mar, ele está “renascendo” com o trabalho de um grupo de voluntários. Desde fevereiro, eles já retiraram o limo que tomava a embarcação e querem finalizar a parte externa do navio até a Festa Santos- Inverno 2024, que começa no dia 12.
Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo
O navio é um ícone da oceanografia brasileira, lançado ao mar pela Universidade de São Paulo (USP). O nome Prof. W. Besnard é uma homenagem ao primeiro diretor do Instituto Oceanográfico da USP que, desde 1958, atuava para que a universidade tivesse o seu próprio navio.
O barco chegou ao Brasil em agosto de 1967. Navegou mais de 3 mil dias e, durante os primeiros 23 anos, sem interrupções. Foram centenas de viagens científicas, das quais seis para a Antártica.
Atracado desde 2008 no porto de Santos, o navio foi cedido pela USP para o município de Ilhabela. Em julho do ano passado, a Justiça determinou que a prefeitura da cidade do litoral norte desmontasse o navio, por falta de condições para navegar. Mas, após uma audiência conciliatória, junto ao Ministério Público, a decisão foi suspensa e o navio passou a ser responsabilidade do Instituto do Mar.
A proposta é de que a parte interna abrigue um museu com registros da história do navio, além de loja, sala de cinema/auditório e um icebar, com temperatura de -25°C, semelhante ao Polo Sul, para aonde o navio seguiu várias vezes.
Com informações de prefeitura de Santos