COMBATE AO MOSQUITO

Mutirão contra o mosquito Aedes avança em Santos

Ações de verão contra o mosquito chegam ao bairro Embaré, nesta quarta-feira (10)

Redação
Publicado em 10/01/2024, às 12h58 - Atualizado às 13h04

FacebookTwitterWhatsApp
Mutirão é o segundo de cinco a serem realizados na cidade - Imagem: Divulgação / Isabela Carrari / Prefeitura de Santos
Mutirão é o segundo de cinco a serem realizados na cidade - Imagem: Divulgação / Isabela Carrari / Prefeitura de Santos

A prefeitura de Santos, no litoral de SP, realiza, nesta quarta-feira (10), o segundo de cinco mutirões de verão contra o Aedes aegypti. A ação ocorre no bairro Embaré, em duas etapas; a próxima, na semana que vem.

A prefeitura informou que escalou 70 agentes de combate a endemias, que vão se encontrar na Basílica de Santo Antônio do Embaré, para a primeira parte da mobilização. A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, com 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, mas com potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo é chegar aos bairros mais movimentados nesta época do ano, e realizar vistoria nos imóveis de população flutuante. “No verão, o clima quente e úmido é favorável à procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde”. O primeiro mutirão ocorreu no bairro Aparecida. Os próximos serão nos bairros José Menino, Pompeia e Boqueirão,  um mutirão a cada quarta-feira do mês, com retorno aos sábados, para as eventuais pendências.

Em análise dos mutirões de verão, realizados em 2024, a prefeitura disse que foram eliminados 176 focos com larvas. Ano passado, houve a confirmação de 540 casos de dengue e 44, de chikungunya.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!