ESCALADA DE VIOLÊNCIA

Mais dois policiais baleados e tropa alvejada em novos atentados no litoral de SP

Em diferentes pontos de Santos, cabo foi atingida nas costas, soldado baleado na virilha e policiais trocaram tiros com criminosos armados com fuzil; Operação Escudo foi estendida para Santos

Da redação
Publicado em 01/08/2023, às 14h46 - Atualizado às 15h35

FacebookTwitterWhatsApp
Na esteira de escalada de violência em Guarujá, Santos vive terça-feira sangrenta Capa - Dois policias são baleados e tropa é alvejada em novos atentados no litoral de SP Várias viaturas - Imagem: Polícia Militar
Na esteira de escalada de violência em Guarujá, Santos vive terça-feira sangrenta Capa - Dois policias são baleados e tropa é alvejada em novos atentados no litoral de SP Várias viaturas - Imagem: Polícia Militar

Dois policiais militares foram baleados e uma tropa foi alvo de disparos de fuzil na manhã desta terça-feira (1º) em diferentes pontos de Santos, no litoral de SP. Uma cabo da PM foi atingida por dois disparos nas costas e um soldado do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foi baleado na virilha. Ambos foram levados para a Santa Casa de Santos onde seguem internados. Não há informações sobre feridos ou suspeitos presos no terceiro tiroteio.

Os atentados acontecem na esteira da Operação Escudo, deflagrada na vizinha Guarujá horas após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), na quinta-feira (27).

Os atentados em Santos começaram no raiar do dia, às 6h. Com um companheiro, a cabo de 34 anos patrulhava o bairro Campo Grande. Eles estavam com a viatura estacionada entre as ruas Evaristo da Veiga e Visconde de Cayru quando foram atacados. Câmeras de monitoramento registraram parte da ação dos criminosos, dois deles armados com fuzis.

Mais tarde, por volta das 10h, um soldado do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foi atingido na região da virilha durante confronto contra criminosos, no Morro do São Bento. No mesmo morro, mais cedo, a polícia deflagrou uma operação em busca dos homens que alvejaram a cabo. Um suspeito morreu em confronto.

Também na manhã de hoje, uma guarnição foi alvejada perto da favela Pantanal. Segundo informações preliminares obtidas pelo Portal Costa Norte, dois indivíduos, um com um fuzil e outro com uma pistola, dispararam contra os policiais, que revidaram. Não há informações sobre feridos.

Local da emboscada foi isolado para perícia e a Polícia Civil esteve na área na manhã de hoje Dois policias são baleados e tropa é alvejada em novos atentados no litoral de SP Local isolado para perícia (Imagem: Luiz Fernando Cardozo / Portal Costa Norte)

Os dois primeiros casos foram confirmados pela polícia militar. O terceiro não. Contatada, a SSP ainda não se manifestou sobre o suposto tiroteio na favela Pantanal.

Por meio de nota, a Santa Casa de Santos informou que a cabo ferida deu entrada no hospital por volta das 6h20 e o policial do BAEP pouco antes das 10h. Eles recebem assistência da equipe multiprofissional do posto de pronto atendimento. A Santa Casa de Santos disse que não está autorizada a informar sobre o estado de saúde dos pacientes.

Escalada de violência em Guarujá

Até a tarde de hoje, o número de pessoas mortas em confronto com as forças policiais chegou a 13 na Baixada Santista desde o começo da Operação Escudo, na noite de quinta-feira (27). Antes restrita a Guarujá, a operação que mobiliza quase 600 agentes foi estendida a Santos, após os ataques contra policiais na cidade.

Ontem, o governo de São Paulo negou denúncias de tortura e excessos nas ações que levaram às oito mortes contabilizadas até então em Guarujá. Um dos mortos teria marcas de queimadura de cigarro, há avisos em redes sociais de que policiais matariam um total de 60 pessoas na região.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!