BOMBEIRO DE QUATRO PATAS

Cachorro caramelo dá uma de guarda-vidas e participa de treinamento no litoral de SP

"Cachorro comunitário" vive na Praia de Pitangueiras, em Guarujá; caramelo deu aula de coragem ao realizar treinamento com guarda-vidas temporários

Rebeca Freitas
Publicado em 12/12/2023, às 10h21 - Atualizado às 13h35

FacebookTwitterWhatsApp
Cachorro destemido já participou de várias etapas de treinamento voluntariamente junto a pelotão no Guarujá - Gabriela de Aguiar
Cachorro destemido já participou de várias etapas de treinamento voluntariamente junto a pelotão no Guarujá - Gabriela de Aguiar

Na sexta sexta-feira (8), em um dia de treinamento na Praia das Astúrias, Guarujá, litoral de São Paulo, um cachorrinho caramelo roubou a cena ao participar das atividades dos bombeiros. Acompanhando o pelotão de jovens em formação para se tornarem guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), o cão mostrou coragem, conquistando a atenção da fotógrafa Gabriela de Aguiar. 

Especializada em cenas marítimas, Gabriela registrou o bombeiro de quatro patas e compartilhou o trabalho em suas redes sociais. "Eu já estava registrando imagens dos rapazes [guarda-vidas] pulando e executando as atividades de resgate, quando o cachorrinho decidiu participar, e eu não podia perder esse momento", comenta.

Segundo a porta-voz do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a capitã Karoline Burunsizian Magalhães, o cão vive na praia das Pitangueiras. "Ele sempre acompanha todas as instruções. Mas ele é um cachorro da praia ali, não é um cachorro dos bombeiros. E ele vai até o final, ele acompanha do começo ao fim, não desiste no meio", acrescenta a capitã.

Apesar de ser usualmente visto nas Pitangueiras, o caramelo seguiu os bombeiros em seu trajeto, correndo das Astúrias até Pitangueiras e depois retornando às Astúrias, onde concluíram o treinamento com o trampolim. 

cachorro no mar
Pelotão já se acostumou com a companhia de quatro patas, que é um exímio nadador - Gabriela de Aguiar

O instrutor dos GVTDs, Itairê Albert Silva da Cunha, detalhou a participação do cãozinho durante o exercício. "Fomos ao trampolim nas Astúrias para uma atividade diferente, e o caramelo, como de costume, nos seguiu. Chegou num ponto que não dava pra gente voltar mais com ele, porque a gente ia pular na água e ir nadando até a praia. E ele ficou lá com a gente, a instrução toda. E aí depois que pulou todo mundo eu peguei ele, me agachei para ficar mais baixo, e lá embaixo, as pessoas já estavam prontas para pegar ele com o pranchão, junto a um bote de salvamento para garantir a segurança. Lancei o caramelo na água, ele foi resgatado, colocado no bote e levado até a areia", relata. 

Após o salto, o cachorro foi resgatado com segurança pelos membros do pelotão usando um pranchão e um bote de salvamento. O caramelo continuou acompanhando as instruções na areia, participando ativamente dos exercícios de salvamento com o pelotão.

Conforme Itairê, o cachorrinho caramelo se destaca por entrar na água rapidamente durante simulações de salvamento e essa rotina se repete quase todos os dias, desde que o pelotão de guarda vidas temporários começou o treinamento há três semanas. Nesta semana eles se formam em todo o litoral de São Paulo. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!