CULTURA

Exposição gratuita do navegador Amyr Klink chega em Santos

Projeto Linha D’Água está em cartaz no Miramar Shopping até 30 de setembro; lenda da navegação brasileira realiza palestra gratuita no Bourboun Hotel

Rebeca Freitas
Publicado em 21/09/2023, às 16h22

FacebookTwitterWhatsApp
Mostra conta com réplica exata do barco de Amyr Klink utilizado em sua primeira expedição a remo - Divulgação/Amyr Klink
Mostra conta com réplica exata do barco de Amyr Klink utilizado em sua primeira expedição a remo - Divulgação/Amyr Klink

O Projeto Linha D’Água, do navegador e escritor Amyr Klink, ancora no Miramar Shopping, em Santos, de 20 a 30 de setembro. Pela primeira vez na Baixada Santista, a exposição gratuita reúne fotos do acervo de Amyr, uma réplica original do primeiro barco a remo usado pelo navegador e um globo terrestre demarcando todas as suas expedições.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer as aventuras e reflexões do navegante de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h. Não é necessário retirar ingressos, a visitação é livre. 

A mostra destaca o uso racional da água nas jornadas de Amyr, despertando o senso crítico, a criatividade e o processo de aprendizagem por meio de artes visuais. Além disso, o Projeto Linha D’Água conta com um livro catálogo da exposição e cartilha ilustrada com conteúdo relacionado, à disposição dos visitantes. Além do público geral, a mostra visa atingir o público em idade escolar. Instituições de ensino interessadas em visitar podem realizar o agendamento por meio do e-mail [email protected]

A mostra conta com fotografias do acervo do velejador divididas em três módulos, que remetem aos barcos usados por ele em algumas de suas principais expedições: I.A.T., Paratii e Paratii II. As imagens são dispostas em painéis com textos sobre as viagens e frases citadas por Amyr e que convidam à reflexão sobre o consumo da água. Todo o material expositivo é montado em base sustentável. 

Sobre Amyr Klink

amyr Klink
Velejador registrou suas aventuras em cinco livros - Divulgação/Amyr Klink

O economista e administrador de formação é filho de imigrantes: seu pai era libanês e sua mãe sueca. Aos 10 anos, Klink comprou sua primeira canoa. Em 1984 terminou a construção de seu barco inaugural e realizou a travessia solitária pioneira entre Brasil e África, por um período de 100 dias. 

Dois anos mais tarde, em 1986, fez a primeira de 15 viagens à Antártica e logo após seu retorno iniciou a construção do barco que o levou a uma viagem de 642 dias em 1989, que incluiu mais de sete meses em uma invernagem antártica, na qual navegou por 27 mil milhas. Amyr ficou internacionalmente conhecido por estas viagens e já compartilhou suas experiências em mais de 2.500 palestras realizadas em todo mundo.

O velejador também registrou algumas de suas vivências em cinco livros, entre eles Cem dias entre céu e mar (1995); Paratii: entre dois pólos (1992) – que relata a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico; e Mar sem fim (2000) sobre a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica.

Palestra

amyr klink
Em palestra gratuita, navegador compartilha experiência adquirida ao longo de três décadas sob alto mar - Divulgação/Amyr Klink

Para encerrar o período de exposição, o navegador ministrará a palestra gratuita Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água, dia 30 de setembro, às 20h, no Bourbon Santos Convention Hotel. A apresentação é acessível em Libras e gratuita, no entanto, é necessário retirar ingressos por meio do site D’Color Art, a partir de 22/9. As vagas são limitadas.

Nela o navegador compartilha suas experiências em mais de 40 viagens ao longo de mais de três décadas de história, suas estratégias de sobrevivência e como utilizar a água de forma inteligente, econômica e sustentável.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!