Obra foi confirmada como uma das prioritárias do novo programa federal anunciado nesta sexta-feira, 11
O túnel Santos-Guarujá na Baixada Santista foi incluído entre as obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal nesta sexta-feira (11). A ligação entre as duas cidades foi confirmada como uma das obras prioritárias do novo programa.
Antecipado pelo Portal Costa Norteno início da semana, o anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Rio de Janeiro, que contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
A inclusão do túnel no programa encerra uma novela que se arrasta há 97 anos. O último capítulo do drama do túnel foi a queda de braço entre o governo federal e o governo estadual de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ver quem ficava à frente da ligação entre as duas cidades da costa paulista.
Há um mês, o Portal Costa Nortequestionou o governo federal e estadual sobre a construção do túnel. Àquela altura não havia consenso, mas o governo federal antecipou a decisão sobre a obra.
O Ministério dos Portos e Aeroportos disse, à época, que planejava construir um túnel imerso parecido com o do Porto de Zeebrugge na Bélgica, visitado pelo ministro Márcio França, e idêntico aos túneis já em construção entre Copenhague na Dinamarca e Hamburgo na Alemanha.
Na mesma ocasião, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de SP informou que o governo paulista defendia uma parceria público-privada (PPP), combinando recursos públicos com concessão à iniciativa privada. “O empreendimento já tem projeto executivo validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia”, disse, então, a pasta estadual.
Com o túnel confirmado no novo PAC, o governo federal fica à frente da obra, mas no modelo defendido pelo governo estadual – uma PPP.
De acordo com o governo federal, o Novo PAC vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026. A obra da ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos fará parte do chamado eixo “transporte eficiente e sustentável”, que reúne os investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias em todos os estados do Brasil a fim de reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior. No eixo, está previsto um investimento total de R$ 349 bilhões.
A Autoridade Portuária de Santos informou que o túnel Santos-Guarujá será uma ligação de mais de 800 metros de extensão, que vai passar por baixo do estuário do Porto de Santos e atenderá veículos rodoviários, VLT (veículo leve sobre trilhos), ciclistas e pedestres. “Sua construção, além de beneficiar a travessia entre as duas cidades, dará mais segurança e agilidade à navegação comercial no complexo portuário”.
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