ENTREVISTA

Exclusivo: SP e governo federal disputam construção de túnel entre Santos e Guarujá

Em entrevista exclusiva, secretário Afif Domingos disse que ligação seca entre as duas cidades é promessa de campanha do governador. Construção ficará a cargo do governo federal, diverge ministério dos Portos e Aeroportos

Da redação
Publicado em 07/07/2023, às 08h30 - Atualizado às 09h31

FacebookTwitterWhatsApp
Secretario de Projetos Estratégicos do governo de São Paulo durante entrevista exclusiva Exclusivo: SP e governo federal disputam construção de Túnel entre Santos e Guarujá Idoso falando - Imagem: TV Cultura Litoral
Secretario de Projetos Estratégicos do governo de São Paulo durante entrevista exclusiva Exclusivo: SP e governo federal disputam construção de Túnel entre Santos e Guarujá Idoso falando - Imagem: TV Cultura Litoral

O secretário de Projetos Estratégicos do governo de SP, Guilherme Afif Domingos, disse que o governo paulista pretende assumir a obra do túnel entre Santos e Guarujá. “O [governador] Tarcísio está disposto a fazer o túnel com ou sem privatização do Porto de Santos. É desejo do Tarcísio”, disse Afif em entrevista ao programa Café com Zaidan que vai ao ar na próxima segunda-feira (10) pela TV Cultura Litoral. “Esse é um compromisso de campanha dele [governador]. Ele já está se mobilizando para isso”.

Por outro lado, o governo federal informou que também planeja assumir o empreendimento. “A construção do túnel Santos-Guarujá, obra esperada há 97 anos, ficará a cargo do novo governo federal”, disse o ministério dos Portos e Aeroportos (MPor). “A decisão foi tomada no último dia 20 durante reunião entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França”.

As esferas de governo divergem também quanto ao modelo de gestão da obra; o governo paulista defende uma parceria público-privada (PPP), combinando recursos públicos com concessão à iniciativa privada.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) de SP informou que prevê um investimento de aproximadamente R$4,6 bilhões no projeto. “O empreendimento já tem projeto-executivo validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia”.  

Já o governo federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, tem a perspectiva de utilizar recursos da União e do Porto de Santos. A pasta disse que planeja construir um túnel imerso parecido com o do Porto de Zeebrugge na Bélgica, visitado recentemente pelo ministro Márcio França, e idêntico aos túneis já em construção entre Copenhague na Dinamarca e Hamburgo na Alemanha.

“O MPor”, complementou a pasta, “conta com o governo do estado de São Paulo para facilitar a liberação de dados do projeto inicial de 2010 e espera ainda celeridade na construção da terceira pista da ligação Planalto-Baixada, uma vez que o modal rodoviário é responsável por 70 % das cargas que chegam para exportação ao Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul”.

Governos estadual e federal não informaram se mantêm algum diálogo relacionado à colaboração na construção do túnel.

A entrevista exclusiva com o secretário Afif Domingos foi ao ar no dia 26 de junho pela TV Cultura Litoral (no canal 48.1 UHF digital, 518 da Vivo e 522 da Claro NET HD para a Baixada Santista e o litoral norte). Está disponível no canal do programa no Youtube (acesse aqui).

Veja também: Guarujá assina edital de obras para infraestrutura do Aeroporto Civil Metropolitano

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!