BALNEABILIDADE

Em pleno veranico, Santos tem todas as praias com bandeira vermelha

A previsão do tempo indica que a cidade vai enfrentar temperaturas altas neste meio de semana, mas nenhuma praia está própria para o banho

Esther Zancan
Publicado em 22/08/2023, às 13h16 - Atualizado às 13h16

FacebookTwitterWhatsApp
A recomendação da Cetesb é que se evite tomar banho em água do mar classificada como imprópria - Esther Zancan
A recomendação da Cetesb é que se evite tomar banho em água do mar classificada como imprópria - Esther Zancan

Uma grande massa de ar quente e seco está tomando conta do Brasil esta semana, segundo informações do Instituto Climatempo. E o litoral paulista também vai sofrer os efeitos desse veranico. Em Santos, a previsão do Climatempo é que as temperaturas nesta terça-feira (22) alcancem os 32 graus. Na quarta-feira (23), o ventilador vai fazer hora extra, pois a previsão é de que os termômetros alcancem os 38 graus, sem possibilidade de chuva.

Diante de tanto calor, nada mais natural que sonhar com um belo banho de mar. Mas a má notícia é que em Santos, um "tibum" não é algo recomendado esta semana. De acordo com o boletim mais recente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado no dia 17 de agosto, todas as praias santistas estão com bandeira vermelha, ou seja, impróprias para banho.

As praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e dois trechos da praia do José Menino (próximos à rua Olavo Bilac e à avenida Frederico Ozanan), que passam por monitoramento da Cetesb, estão com bandeira vermelha hasteada. Quem quiser se refrescar com segurança, vai ter que apelar mesmo para o ventilador velho de guerra, o ar-condicionado ou um leque amigo.

Uma saída para quem não abre mão de se molhar, é curtir as praias do vizinho. Em São Vicente, as praias da Divisa, Itararé Posto 2 e a praia da Ilha Porchat estão com bandeira verde (próprias para banho). Milionários, Gonzaguinha e Prainha estão impróprias. 

Segundo a Cetesb, crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade são as mais propensas a desenvolver doenças ou infecções após nadar em águas contaminadas. A doença mais comum associada à água poluída é a gastroenterite. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta.

A recomendação da Cetesb é que se evite tomar banho em água do mar classificada como imprópria. Também não é recomendável tomar banho de mar após chuvas muito intensas e em rios, córregos ou canais que deságuam no mar. Evite também  a ingestão de água do mar.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!