A movimentação no projeto-piloto será monitorada por equipes da CET, Guarda Municipal e PM; motoristas devem usar rota alternativa
A orla da praia de Santos, no litoral paulista, terá uma Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) exclusiva para praticantes de corrida, a partir da próxima terça-feira, 8 de julho. O projeto-piloto funcionará em três dias da semana, terças, quartas e quintas-feiras, das 4h às 6 horas, com restrição total ao trânsito no trecho entre a avenida Bartolomeu de Gusmão (altura do número 36) e a rua Alexandre Martins, no sentido José Menino/Ponta da Praia.
Inspirada na já consolidada Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), a proposta busca garantir segurança para quem treina nas primeiras horas da manhã. O monitoramento será feito por equipes da CET-Santos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, e o espaço contará com cavaletes delimitando início e fim do percurso.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o horário da ATP foi definido para conciliar a rotina dos corredores com a baixa movimentação de veículos. Com o fechamento parcial da orla, a rota alternativa para motoristas será pela avenida Epitácio Pessoa.
Usuários de ônibus também devem se atentar aos desvios nas linhas que passam pela região, durante a faixa de horário da área de treino. As alterações afetam linhas como 05, 23, 139 e 194, entre outras, que seguirão por vias paralelas.
A ATP nasce após o reconhecimento da Área de Treinamento de Ciclismo, que completa 11 anos de operação, com cerca de 200 usuários diários. Atletas e professores que utilizam o espaço destacam os avanços da modalidade na cidade desde a criação da ATC e veem o novo projeto como um passo importante para fomentar o pedestrianismo.
Estudos de viabilidade para uma pista permanente de corrida na orla também estão em andamento. A iniciativa envolve CET, Secretaria de Esportes, Meio Ambiente e representantes da sociedade civil, reforçando o apoio institucional à prática esportiva urbana.