Iniciativa pretende arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido
A campanha 'Ação do Coração' chega ao fim neste domingo (4), com uma programação extensa, em Santos, na Baixada Santista. A iniciativa, realizada de 29 de julho a 4 de agosto, pretende arrecadar alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e corações confeccionados em tecido, símbolo da campanha.
As arrecadações são destinadas para comunidades em situação vulnerável na Baixada Santista, Vale do Ribeira e núcleos de oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Paraná, além do Distrito Federal.
A Ação do Coração foi criada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini (1979-2011), após terem presenciado, juntos, ação semelhante durante viagem à Europa. A campanha virou um projeto para realização no Brasil.
Fundada em 2011, a Associação Eduardo Furkini é a realizadora da iniciativa desde então. Já o Dia da Ação do Coração integra o calendário oficial de Santos desde 2012 e é celebrado em 2 de agosto.
Neste domingo (4), a partir das 11h,na praça Mauá, realizam-se eventos de encerramento da Ação do Coração. Estão confirmados os shows da Família de Cordas Eduardo Furkini, da escola de samba Real Mocidade Santista e da cantora Heloísa Gilbertoni. Também haverá realização de testagem rápida para doenças infectocontagiosas, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação para adultos e crianças.
A área gastronômica contará com as tendas Delícias de Santos, com lanches típicos da cidade, entre os quais o pastel do Café Carioca, com edição especial para o evento, em formato de coração. Outra atração é a Rua Pets, com serviços básicos e cuidados gratuitos para animais de estimação. Os pets ainda receberão a Bênção dos Animais, concedida por frei Denílson e frei Cristóvão, do Santuário do Valongo.
A programação contará ainda com Caminhada do Coração, a partir das 16h, com partipação da cantora Didi Gomes e do cantor e compositor Fernando Negrão. O trajeto se encerra no Santuário do Valongo, local para o Ato Inter-Religioso Paz No Coração, às 16h30, e a saída dos voluntários da Ação do Coração para entrega de corações em hospitais da cidade.
Em dez edições presenciais e duas on-line, em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19, a Ação do Coração reuniu mais de 240 mil pessoas e distribuiu mais de 1,3 milhão de corações confeccionados pelos voluntários. Além disso, mais de 312 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas foram doados. Desde 2020, seu aplicativo oficial, disponível para celulares do sistema Android e IPhone, também recebe doações.
Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias