TURISMO

Atrações santistas fazem parte de guias turísiticos do governo de SP

Santos foi contemplada nos guias Roteiros de Afroturismo e Guia de Turismo de Raízes da Cultura Italiana, lançados recentemente pelo governo paulista

Redação
Publicado em 23/04/2024, às 10h36 - Atualizado às 10h48

FacebookTwitterWhatsApp
Ambos os guias podem ser acessados de forma on-line - Reprodução/Turismo Santos
Ambos os guias podem ser acessados de forma on-line - Reprodução/Turismo Santos

Dois guias turísticos, lançados recentemente pelo governo de São Paulo, Roteiros de Afroturismo e Guia de Turismo de Raízes da Cultura Italiana, apresentam atrações santistas. Entre as opções oferecidas no Roteiros de Afroturismo, por exemplo, constam a Caminhada Quilombos Históricos de Santos e a Caminhada do Engenho.

A primeira leva os participantes aos locais onde existiam, no século 19, os três quilombos da cidade. Durante o passeio, fica-se sabendo da relação dos abolicionistas com o teatro Guarany, sobre a irmandade negra da Igreja do Rosário dos Homens Pretos e sobre a vida  dos escravizados da Casa da Frontaria Azulejada.

Casa da Frontaria Azulejada
Casa da Frontaria Azulejada fica na rua do Comércio, no centro histórico de Santos - Nathalia Filipe/Prefeitura de Santos

Já a Caminhada do Engenho leva os turistas a descobrir nomes de ruas e praças, cujas origens são ignoradas por boa parte da população e que estão associadas a fatos e personalidades negras. Também é revisitada a história de Santos, no período inicial de sua formação, no século 16, durante visita monitorada ao monumento do Engenho dos Erasmos.

Engenho dos Erasmos
Engenho dos Erasmos fica na zona Noroeste de Santos - Governo de SP

As duas caminhadas são realizadas pela Mochilando Afroculturas, da guia Augusta França. Para a caminhada dos quilombos, é possível se inscrever para o cadastro reserva (clique aqui).

Itália santista

Já no guia que trata da cultura italiana, há o mural Um Mar de Esperança, inaugurado no início de março, na rua Tuiuti, em frente ao futuro Parque Valongo, como parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O mural traz uma narrativa dessa história. No início da jornada, há uma italiana que sai de Gênova, representada por uma garota olhando para um navio, ao lado da ‘Lanterna’ de Gênova, símbolo da cidade italiana, que tem 77 metros de altura,  o farol mais alto do Mediterrâneo. Também mostra a chegada a Santos com malas, ramos de café e pássaros.

Mural Um Mar de Esperança
Mural 'Um Mar de Esperança' fica na rua Tuiuti, no Valongo - Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

A Società Italiana di Santos (avenida Ana Costa, 311-cobertura) também é citada no guia. O local se dedica à manutenção da história da imigração italiana, com o ensino da língua e promoção e divulgação do idioma, gastronomia, arte, cultura e moda do país europeu.

Com informações de Turismo Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!