MEIO AMBIENTE

Redes de pesca são transformadas em utensílios de cozinha no litoral de SP

Descartadas incorretamente no mar, as redes de pesca causam grande risco aos animais marinhos, podendo causar mutilações e até óbito

Mayumi Kitamura
Publicado em 15/12/2023, às 16h00

FacebookTwitterWhatsApp
Gremar recolheu 560kg em redes de pesca em sete cidades da Baixada Santista - Divulgação/Gremar
Gremar recolheu 560kg em redes de pesca em sete cidades da Baixada Santista - Divulgação/Gremar

Mais de meia tonelada de redes de pesca que seriam inutilizadas por pescadores ganharão nova vida, sendo recicladas e transformadas em utensílios de cozinha como concha, pegador de macarrão, entre outros. A ação do Instituto Gremar denominada Vamos desenredar?, integrante ao projeto Pesca e Recicla, recolheu 560kg do material em sete cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.

Carolina Ortega, bióloga da entidade, conta que a ação realizada desde 2021 surgiu da necessidade de proporcionar uma destinação correta às grandes redes de pesca. “Muitas vezes os pescadores reutilizam, alguns as queimavam, e é um tipo de material que sabemos ser muito prejudicial aos animais marinhos, que acabam se enroscando, causando óbitos e mutilações”, comentou.

O Gremar informou que as redes foram recolhidas junto aos pescadores nos dias 29 e 30 de novembro, nas cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Na entrega do material, eles ganharam um kit semelhante aos que serão produzidos, mostrando o resultado final da reciclagem. “Entendendo o significado da destinação adequada, certamente os pescadores agirão mais corretamente do ponto de vista ecológico”, apontou a bióloga. 

Para realizar a edição deste ano, a entidade contou com o apoio da empresa Suzano Papel e Celulose, P&P Polímeros e Trans-Cortez.

Vamos desenredar?

A mobilização do Gremar encerra sempre no dia 1 de dezembro, o Dia Internacional do Pare a Captura Acidental (STOP ByCatch Day). Nesta data, uma equipe esteve em Itanhaém e reforçou a necessidade da destinação correta do material.  

Segundo o Gremar, o termo ByCatch refere-se à pesca fantasma, que é a captura acidental de baleias, golfinhos, focas, tartarugas, raias, tubarões, aves marinhas, peixes e invertebrados que são descartados pelas atividades pesqueiras.

A exemplo da consequência do descarte irregular, Ortega lembrou que já participou de um atendimento em que foram retiradas três tartarugas mortas em uma mesma rede. "Sempre pegamos animais com petrechos de pesca", finalizou.

O Instituto Gremar realiza o resgate e reabilização de animais marinhos. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a entidade pode ser acionada pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. 

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!