FIM DA POLÊMICA

Sai o resultado da pesquisa sobre estátua de Iemanjá, em Praia Grande

Prefeitura havia lançado uma pesquisa on-line após polêmica sobre a pintura da estátua, que foi modificada durante uma revitalização

Redação
Publicado em 30/11/2023, às 09h00

FacebookTwitterWhatsApp
Grande maioria optou pela imagem na cor azul - Site Turismo Praia Grande
Grande maioria optou pela imagem na cor azul - Site Turismo Praia Grande

Acabou a polêmica. A prefeitura de Praia Grande divulgou no fim da tarde de quarta-feira (29) o resultado da pesquisa on-line que realizou para saber da população se a icônica estátua de Iemanjá deveria seguir na cor branca, que ganhou após revitalização, ou retornar para o tom azul, que possuia anteriormente. 

E a grande maioria dos votantes optou pelo retorno do azul à imagem. Foram 5.571 votos, e destes, 5.193 (93,2%) optaram pela estátua de Iemanjá na cor azul; 378 pessoas (6,8%) votaram para que a imagem ficasse na cor branca.

A prefeitura explicou que a estátua de Iemanjá foi doada para o município em 1976, pelo Órgão Superior de Umbanda, sendo instalada no calçadão da praia do bairro Mirim. A imagem foi feita pelo artista Antonio Miguel de Almeida. Naquele tempo, a estátua era branca, daí a ideia de retomar as origens do monumento. 

Estátua de Iemanjá branca
Apenas 6,8% dos votantes optaram pela imagem na cor branca - Prefeitura de Praia Grande

Representantes de religiões de matrizes africanas, que pleitearam a permanência da estátua na cor azul, foram recebidos para uma reunião na secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande. Na ocasião, o secretário Mauricio Petiz explicou sobre o projeto de revitalização e ouviu as reivindicações apresentadas.

"Conversamos com os representantes e anunciamos o resultado da pesquisa de opinião. Ficou decidido que a administração completará a revitalização pintando a estátua na cor azul até o final do mês de janeiro, para que esteja pronta para o dia 2 de fevereiro, quando é comemorado o Dia de Iemanjá", contou o secretário.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!