RAINHA DO MAR

Praia Grande: festejos de Iemanjá começam no sábado (2)

Tradicional evento religioso será nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro, nas areias do bairro Mirim; festejos ocorrem em Praia Grande há 54 anos

Redação
Publicado em 28/11/2023, às 13h57

FacebookTwitterWhatsApp
Festejos costumam atrair centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento - Prefeitura de Praia Grande
Festejos costumam atrair centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento - Prefeitura de Praia Grande

No próximo sábado, 2 de dezembro, começam os festejos de Iemanjá, tradicional festa religiosa que acontece na praia do bairro Mirim, em Praia Grande. O evento será realizado nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro e contará com a entrega da revitalização da icônica estátua de Iemanjá.

Ocorrendo oficialmente em Praia Grande há 54 anos, os festejos atraem centenas de fiéis nos dois finais de semana de realização do evento. No total, 29 federações participam das celebrações, que neste ano tem como foco principal a 50ª Noite de Vigília a Iemanjá.

A cerimônia de abertura tem início às 20 horas de sábado (2), mas as celebrações acontecem desde às 7 horas da manhã. Neste ano, são esperados cerca de 350 mil fiéis nos dois finais de semana de festejos.

Estátua de Iemanjá 

Durante os Festejos de Iemanjá será entregue a revitalização da estátua de Iemanjá, localizada na orla do bairro Mirim, remetendo ao padrão original de sua inauguração em 1976, com uma pintura especial de suas vestes em epóxi na cor branca. A imagem foi feita pelo artista Antonio Miguel de Almeida.

Estátua de Iemanjá toda branca
Estátua de Iemanjá é um dos símbolos de Praia Grande - Prefeitura de Praia Grande

O projeto de revitalização contempla a história da imagem na cidade, que foi doada à municipalidade pelo Superior Orgão de Umbanda durante o governo do então prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde. Na época da doação, a estátua possuía as vestes na cor branca.

Segundo a administração municipal, uma iluminação com pontos de LED focados nas vestimentas da divindade dará um toque singular ao monumento. O entorno também ganhará nova iluminação, destacando ainda mais o ponto turístico.

De acordo com o coordenador geral da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, Ogan Juvenal, o projeto de revitalização remete à origem do monumento. “Represento a entidade que doou a imagem e desde o início era toda branca. Anos depois um dos nossos colaboradores passou a colorir os detalhes da obra e os visitantes do local se acostumaram assim. Essa imagem representa uma ilustração brasileira de Iemanjá baseada no relato de um médium brasileiro, dessa forma, entendemos que não ofende os princípios da religião”, relata.

Estátua de Iemanjá colorida
Estátua na versão em cores - Prefeitura de Praia Grande

História

Fazendo parte do calendário estadual de Turismo, os festejos de Iemanjá ocorrem oficialmente há mais de 50 anos em Praia Grande, sempre em dois finais de semana na faixa de areia da praia, no bairro Mirim (primeiro final de semana) e do Mirim até o Caiçara (segundo final de semana). A administração Municipal oferece a estrutura necessária ao evento, com a participação das secretarias de Trânsito, Transportes, Saúde, Segurança Pública e Cultura e Turismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!