RESGATE

Resgate em Praia Grande: GCM salva vítima de afogamento em canal

Homem teria passado mal quando trafegava de bicicleta pela margem do canal, no bairro Ocian; GCM que passava pelo local fez o resgate

Redação
Publicado em 04/07/2024, às 10h58

FacebookTwitterWhatsApp
GCM  segurou a cabeça da vítima, para que não submergisse e se afogasse - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
GCM segurou a cabeça da vítima, para que não submergisse e se afogasse - Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O guarda municipal Thompsom Luiz Oliveira da Costa, da Guarda Civil Municipal de Praia Grande (GCM), terminava mais um dia de plantão, na manhã de quarta-feira (3), e estava a caminho da base da GCM, quando sua equipe foi acionada por populares, que informaram que um homem havia caído com sua bicicleta no canal, que fica às margens da avenida Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Ocian. A vítima teria passado mal quando trafegava de bicicleta pelo local e caiu.

A experiência e o instinto de Thompsom fizeram com que ele não pensasse duas vezes; entrou na água, após comunicar o fato ao Corpo de Bombeiros e ao Samu. Thompson é instrutor de atendimento pré-hospitalar e fez parte do corpo docente do curso de formação da última turma de aprovados no concurso para GCM. “De certa forma, se tratava de uma situação até comum para mim e, por isso, eu estava agoniado para entrar logo e prestar os primeiros socorros”.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo 

O guarda fez contato verbal, para checar se a vítima estava consciente. Em seguida, imobilizou o homem, segurando sua cabeça para que não ficasse submersa e ele se afogasse. Por fim, retirou a bicicleta que estava presa entre as pernas dele. A partir daí, Thompsom ficou na água com o homem até que o Corpo de Bombeiros e o Samu chegassem, para efetuar o resgate  e levá-lo para atendimento médico, já que apresentava alguns ferimentos. 

O guarda municipal contou que o homem fez questão de ser levado até ele e agradecer pelo salvamento, antes de ser encaminhado ao PS Central. “Isso é muito gratificante. Perceber que, com o nosso conhecimento, podemos salvar vidas é algo que não tem preço. A sensação é de dever cumprido”, disse Thompsom. 

Conforme apurado pela equipe da GCM, ainda no local, o ciclista sentiu fortes dores nas costas, passou mal e caiu. Ele foi socorrido ao PS Central de Praia Grande pela equipe do Samu.

Com informações de prefeitura de Praia Grande

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!