BBB REAL

Praia Grande tem 80 câmeras de monitoramento disponíveis para visualização

Imagens captadas ao vivo podem ser visualizadas no site da prefeitura de Praia Grande, por qualquer pessoa, de forma bem simples, com apenas um clique

Redação
Publicado em 31/01/2024, às 09h11 - Atualizado às 09h29

FacebookTwitterWhatsApp
Praia Grande conta com mais de 3.400 câmeras de monitoramento - Prefeitura de Praia Grande
Praia Grande conta com mais de 3.400 câmeras de monitoramento - Prefeitura de Praia Grande

Sabia que a casa do BBB (Big Brother Brasil), da Rede Globo, "a casa mais vigiada do Brasil", tem uma concorrente à altura? Sim, e se trata de uma cidade. Praia Grande, no litoral de São Paulo, possui 80 câmeras de monitoramento, cujas imagens podem ser visualizadas de forma on-line por qualquer pessoa.

Conferir o trânsito, checar como está o clima ou pesquisar pontos turísticos estão entre as possibilidades oferecidas pelas imagens captadas e disponibilizadas no site da prefeitura. E, desde a semana passada, esse recurso está ainda mais completo, pois 50 novos pontos de monitoramento foram incluídos. Todos podem ser visualizados em tempo real, com apenas um clique.

Os pontos de câmeras de monitoramento ao vivo incluem locais nas estradas que dão acesso às entradas e saídas da cidade, avenida Presidente Kennedy, pontos turísticos, como o Orquidário Municipal, e a orla da praia, com, pelo menos, um ponto por bairro.

Câmeras de monitoramento
As imagens de algumas câmeras começaram a ser disponibilizadas no site da prefeitura em 2005 - Prefeitura de Praia Grande

De acordo com a prefeitura, Praia Grande conta com mais de 3.400 câmeras, e a seleção  dos equipamentos com acesso pelo site seguiu alguns critérios, a exemplo da utilidade e  não exposição dos usuários de cada local. A medida foi realizada em parceria entre as Secretarias de Planejamento (Seplan), responsável pelo desenvolvimento do site, e a de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), responsável pelo monitoramento dos equipamentos.

As imagens de algumas câmeras começaram a ser disponibilizadas no site da prefeitura em 2005, atualizadas em 2015, até que se chegasse ao número atual. O recurso já foi usado até para “acalmar o coração” de alguns moradores, quando as chamadas de vídeo no celular não eram acessíveis como hoje em dia. Os interessados se posicionavam estrategicamente nos locais focalizados pelas câmeras, após combinar dia e horário, para que parentes que vivem no exterior ou outros estados, por exemplo, pudessem vê-los pelas imagens e matar um pouco as saudades.

A administração municipal explica que as câmeras de monitoramento de Praia Grande são fundamentais para a segurança pública, já que auxiliam as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) e polícias Militar e Civil, além de áreas como o trânsito, transportes e meio ambiente. O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que funciona 24 horas, sete dias por semana, com operadores da GCM e também da Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, além de contato direto com a Defesa Civil do município.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!