DEU CHABU

Praia Grande destrói 200kg de fogos de artifício

Um esquema especial de segurança foi montado para a detonação dos artefatos, em pedreira fora do perímetro urbano da cidade

Redação
Publicado em 15/01/2024, às 14h35 - Atualizado às 14h48

FacebookTwitterWhatsApp
Apreensões ocorreram ao longo dos dias que antecederam o ano novo e também na noite do Réveillon - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande
Apreensões ocorreram ao longo dos dias que antecederam o ano novo e também na noite do Réveillon - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

A prefeitura de Praia Grande realizou, na semana passada, a detonação dos fogos de artifício,  vendidos ilegalmente e aprendidos durante a Operação Verão Fiscalização. As apreensões ocorreram ao longo dos dias que antecederam o ano novo e, também, na noite do Réveillon.

Foram apreendidos e detonados 200 quilos de artefatos. Segundo a prefeitura de Praia Grande, houve uma operação especial para realizar, com toda a segurança possível, a destruição dos fogos, que ocorreu em uma pedreira fora do perímetro urbano.

Participaram dos trabalhos as secretarias municipais de Administração (Sead), Urbanismo (Seurb), Assuntos de Segurança Pública (Seasp), Serviços Urbanos (Sesurb). A operação foi conduzida pelo GER Dope (Grupo Especial de Reação Antibombas) da Polícia Civil do estado de São Paulo.

De acordo com o investigador da Polícia Civil e coordenador antibombas do GER Dope, Luiz Petracco: “todas as diretrizes relacionadas à segurança foram tomadas nessa detonação controlada, como é denominada. A principal delas foi efetuar o processo em um local totalmente fora do perímetro urbano. A prefeitura de Praia Grande tratou com a maior seriedade a operação. Essa parceria com a Polícia Civil foi muito importante”.

Fiscalização

A administração municipal explicou que o principal objetivo da Operação Verão, que prosseguirá até fevereiro, é checar a regularidade dos vendedores ambulantes que atuam na orla da praia e em outras regiões da cidade. Os agentes conferem a documentação, se o posicionamento dos ambulantes fixos está correto, se eles estão cumprindo a Lei Complementar 172/97 e suas alterações, o cumprimento do código de posturas municipal e se estão de acordo com as regras da vigilância sanitária. A Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Secretaria de Trânsito (Setran) prestam apoio aos servidores que realizam a fiscalização.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública Marcos Roberto Barbosa Craveiro comentou que, durante essa operação, que coibiu a venda ilegal de fogos de artifício em Praia Grande, somente no bairro Samambaia, por exemplo, foram apreendidas 270 caixas em uma única ação. A medida gerou mais tranquilidade, para que as pessoas pudessem aproveitar com seus familiares e amigos a noite da virada do ano em segurança”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!