RAINHA DO MAR

Praia Grande celebra Iemanjá neste fim de semana

Cerimônia de abertura dos Festejos de Iemanjá ocorre no sábado, dia 7 de dezembro, às 20h, nas areias da orla do bairro Mirim

Redação
Publicado em 04/12/2024, às 13h35 - Atualizado às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Estátua de Iemanjá fica na orla da praia do bairro Mirim - Prefeitura de Praia Grande
Estátua de Iemanjá fica na orla da praia do bairro Mirim - Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande, no litoral de São Paulo, celebra Iemanjá, a Rainha do Mar, neste fim de semana.  O tradicional evento dos Festejos de Iemanjá ocorre nos dias 7 e 8 de dezembro. A cerimônia oficial do primeiro período será no sábado, às 20 horas. Fiéis e simpatizantes poderão acompanhar gratuitamente a celebração feita ao lado da estátua de Iemanjá, no bairro Mirim. Antecedendo ao rito, a programação começa com apresentações da Escola de Curimba Pombinho Branco (17h) e Grupo Aldeia de Caboclos (19h). O evento também ocorre no segundo fim de semana de dezembro, dias 14 e 15.

Na sexta-feira (29), um encontro no Palácio das Artes reuniu diversas secretarias do município para tratar da programação e ações voltadas  à segurança e tranquilidade dos participantes. O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, explicou que a festa tem grande importância na cidade. “A celebração dos festejos teve início antes mesmo da emancipação político-administrativa de Praia Grande, como mostram registros antigos. Além disso, a Festa de Iemanjá é declaradamente um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial desde 2021, por toda sua relevância e importância histórica em nosso município”.

História

Festa de Iemanjá em Praia Grande
Festejos de Iemenjá ocorrem desde a década de 1950 em Praia Grande - Prefeitura de Praia Grande

Os festejos ocorrem na faixa de areia da praia, tradicionalmente do bairro Mirim até o Caiçara, e faz parte do calendário estadual de turismo. O evento tem mais de 50 anos de regularização na cidade, porém documentos antigos mostram que as areias de Praia Grande já recebiam religiosos desde a década de 1950.

Iemanjá

Iemanjá é uma orixá da religião iorubá, uma das divindades mais populares do candomblé e da umbanda no Brasil. Conhecida como a Rainha do Mar, dos oceanos e das águas, ela protege os pescadores e a vida marinha e é a mãe de quase todos os orixás, pois está associada à fertilidade feminina.

Iemanjá
Iemanjá, a Rainha do Mar - Prefeitura de Praia Grande

No sincretismo religioso, Iemanjá é associada às santas católicas Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição. Isso faz com que a Rainha do Mar seja celebrada em datas diferentes. O 8 de dezembro é comemorado pela umbanda, pelo sincretismo com Nossa Senhora da Conceição, que é celebrada também neste dia. Já no candomblé, a data reservada para homenagear Iemanjá é o 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes.

Outra curiosidade é que o nome Iemanjá é um aportuguesamento da expressão iorubá Yêyé omo ejá, que significa “mãe cujos filhos são peixes”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!